Animais são "companheiros". China proíbe criação de cães para consumo

Decisão chega semanas antes do festival de carne de cão de Yulin.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
01/06/2020 08:40 ‧ 01/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

China

O governo chinês indicou, este fim de semana, que os cães são "companheiros" dos humanos, tendo proibido - a semanas do conhecido festival de carne de cão de Yulin - a criação destes para consumo humano. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura da China. 

Avança o The Independent que um porta-voz do governo chinês referiu que a maioria das pessoas que participou num processo de consulta pública se opôs a percecionar os cães como 'gado', uma vez que estes são "companheiros" dos humanos e "animais de estimação", guardando também as casas das famílias, ajudando em buscas e salvamentos. 

Num texto publicado em abril - o projeto de lei proposto pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais que foi alvo da consulta pública - cães e gatos foram excluídos pela primeira vez de uma lista oficial de animais comestíveis. Nesta diretiva estavam também incluídos suínos, bovinos, ovelhas, aves e camelos.

Em particular, especificou-se que o termo 'gado' se refere a animais que "foram domesticados e mantidos por um longo tempo", a fim de obter produtos como carne, ovos e peles para fins medicinais e militares.

A decisão foi tomada após ter sido anunciado em fevereiro que o comércio e consumo de animais selvagens, prática suspeita da disseminação do novo coronavírus, seria proibido na China.

Shenzhen foi a primeira cidade chinesa a proibir o consumo e o comércio de carne de cães e gatos. Em abril, também a cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, seguiu o exemplo e proibiu de forma permanente o consumo da carne de cão e gato. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas