Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 26º

Animais são "companheiros". China proíbe criação de cães para consumo

Decisão chega semanas antes do festival de carne de cão de Yulin.

Animais são "companheiros". China proíbe criação de cães para consumo
Notícias ao Minuto

08:40 - 01/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo China

O governo chinês indicou, este fim de semana, que os cães são "companheiros" dos humanos, tendo proibido - a semanas do conhecido festival de carne de cão de Yulin - a criação destes para consumo humano. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura da China. 

Avança o The Independent que um porta-voz do governo chinês referiu que a maioria das pessoas que participou num processo de consulta pública se opôs a percecionar os cães como 'gado', uma vez que estes são "companheiros" dos humanos e "animais de estimação", guardando também as casas das famílias, ajudando em buscas e salvamentos. 

Num texto publicado em abril - o projeto de lei proposto pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais que foi alvo da consulta pública - cães e gatos foram excluídos pela primeira vez de uma lista oficial de animais comestíveis. Nesta diretiva estavam também incluídos suínos, bovinos, ovelhas, aves e camelos.

Em particular, especificou-se que o termo 'gado' se refere a animais que "foram domesticados e mantidos por um longo tempo", a fim de obter produtos como carne, ovos e peles para fins medicinais e militares.

A decisão foi tomada após ter sido anunciado em fevereiro que o comércio e consumo de animais selvagens, prática suspeita da disseminação do novo coronavírus, seria proibido na China.

Shenzhen foi a primeira cidade chinesa a proibir o consumo e o comércio de carne de cães e gatos. Em abril, também a cidade de Zhuhai, localizada na província de Guangdong, seguiu o exemplo e proibiu de forma permanente o consumo da carne de cão e gato. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório