Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Espanha com mais 35 mortos, mas total continua a ser corrigido

Autoridades de Saúde espanholas dão conta de mais 35 mortes, uma nova descida. Porém, o número total de óbitos continua a ser corrigido.

Covid-19: Espanha com mais 35 mortos, mas total continua a ser corrigido
Notícias ao Minuto

16:07 - 26/05/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Espanha

O Ministério da Saúde espanhol dá conta, esta terça-feira, de mais 35 mortes associadas à Covid-19, mais uma descida em relação ao dia anterior, quando se contabilizaram 50 novos óbitos. O número total de vítimas mortais, porém, continua a ser corrigido, tendo hoje sido aumentado para 27.117 (mais 283 em relação à véspera).

Recorde-se que o número total de mortes devido ao novo coronavírus comunicado ontem foi de 26.834, o que retificou em menos 1.918 a série notificada no domingo de 28.752 óbitos. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).

Esta não é a única mudança. Os 35 óbitos hoje anunciados fazem referência aos últimos sete dias, ao invés das últimas 24 horas, conforme se pode ver pelo documento oficial, partilhado pelo El País.

Em relação aos casos de infeção, são registados 236.259 casos de pessoas com diagnóstico positivos confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do novo coronavírus. São mais 194 novos contágios em relação às últimas 24 horas, um ligeiro aumento em relação a segunda-feira (132). Os casos de contágio também sofreram revisão: ontem eram 235.400 e hoje são 236.259, uma diferença de 859. Porém, as autoridades indicam que o número real é de 194, sendo os restantes resultado de ajuste, conforme já foi explicado acima.

O Governo espanhol declarou hoje luto oficial em homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19 a partir de quarta-feira e durante dez dias, com bandeiras a meia haste nos edifícios públicos e barcos da Marinha.

Em Espanha, recorde-se, o plano de alívio das medidas de luta contra o novo coronavírus prevê o levantamento gradual do confinamento numa série de fases que deverão terminar em finais de junho, com a chegada a uma "nova normalidade".

A maioria da população do país, cerca de 70%, já se encontra na "fase um" desse plano desde segunda-feira, mas as regiões mais atingidas pela pandemia de covid-19, que incluem a comunidade de Madrid, a área metropolitana de Barcelona e grandes zonas de Castela e Leão, mantêm-se numa etapa intermédia chamada "fase 0,5".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório