Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vídeo: Em protesto, médicos belgas viram costas à primeira-ministra

Insatisfação dos profissionais de saúde na Bélgica ficou patente neste protesto no hospital Saint-Pierre, em Bruxelas.

Notícias ao Minuto

17:04 - 17/05/20 por Melissa Lopes

Mundo Covid-19

Os profissionais de saúde do hospital Saint-Pierre, em Bruxelas, receberam a primeira-ministra Sophie Wilmès com um protesto cujo vídeo já se tornou viral nas redes sociais. 

Nas imagens da galeria acima pode ver-se o momento em que os médicos viram as costas à governante, assim que esta chega, de carro, àquela unidade hospitalar. Um protesto que ficou também marcado pelo silêncio. 

Esta receção a Sophie Wilmès foi motivada pelo desagrado dos profissionais de saúde em relação à forma como o governo tem lidado com a classe em plena crise sanitária. Os médicos queixam-se dos cortes orçamentais, dos baixos salários e da falta de pessoal. Criticam ainda da tentativa do governo de contratar profissionais sem qualificação, segundo escreve o The Brussels Times. 

Considerado de referência, o hospital Saint-Pierre tem sido central no combate à Covid-19 na Bélgica, tendo sido o primeiro no país a receber casos confirmados  da doença. 

De acordo com os dados oficiais divulgados este domingo, a Bélgica registou nas últimas 24 horas 291 novos casos de covid-19, menos 54 casos do que no sábado, e 47 mortes, o mesmo valor registado no dia anterior. Assim, país regista um total de  55.280 infetados e 9.052 óbitos desde o início da pandemia

Entre os países mais atingidos pelo novo coronavírus, a Bélgica é o que conta maior número de mortos proporcionalmente à sua população, com 78 vítimas mortais por cada 100.000 habitantes.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 309 mil mortos e infetou mais de 4,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório