Vários kits de testagem à Covid-19 estão a ser analisados na Tasmânia após terem revelado resultados positivos para o novo coronavírus em cabras, ovelhas e fruta.
O presidente da Tasmânia, John Magufuli, já veio a público anunciar que os estranhos resultados devem-se a "um erro técnico", cita o New York Post.
Sobre o porquê de os testes importados terem sido testados em animais e fruta, o responsável explicou que foi ordenado às forças de segurança que verificassem a eficácia e segurança dos kits em causa através de outros seres vivos, que não fossem humanos.
Depois, as amostras foram enviadas para laboratórios e identificadas com nomes de pessoas para que os próprios cientistas não soubessem que estavam a realizar testes a animais e frutas.
"Isto mostra que algo não está bem", disse Magufuli em declarações à Reuters, deixando um alerta para todos os países que estejam a importar material ou a receber ajuda externa.
Recorde-se que, até ao momento, não há qualquer evidência científica de que a fruta pode ter Covid-19 e, apesar de alguns animais espalhados pelo mundo já terem testado positivo para o novo vírus, também não há ainda consenso científico sobre como esta doença afeta os animais.
Na Tasmânia, a pandemia já provocou 17 mortos e foram confirmadas 480 casos positivos.