Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Deixam-nos pedir hambúrgueres. Enterrar os nossos pais? Não podemos"

De uma das bancadas de oposição ao governo de Pedro Sánchez surgiram duras críticas ao "equilíbrio perverso entre saúde e economia" do atual executivo.

"Deixam-nos pedir hambúrgueres. Enterrar os nossos pais? Não podemos"
Notícias ao Minuto

10:21 - 22/04/20 por Ricardo Santos Fernandes

Mundo Gabriel Rufián

O parlamento espanhol decide, nesta quarta-feira, se vai ou não prorrogar o estado de emergência por uma terceira vez, sendo que a ser aprovado terá início a 26 de abril com o término a ocorrer a 9 de maio.

Na sessão parlamentar que está a decorrer no país vizinho, a força das declarações da oposição contra a gestão de Pedro Sánchez está a incidir sobretudo no "equilíbrio perverso entre saúde e economia" do atual executivo no combate à atual pandemia.

Gabriel Rufián, deputado da ERC, sublinhou que "trabalhos não essenciais tornam-se em pessoas não essenciais", deixando também uma crítica severa à regulamentação do confinamento.

Rufián continua a defender o confinamento total: "Preste atenção no que lhe dizemos: não abra a sua mão". E censura a centralização das medidas, pedindo a recuperação dos poderes regionais para combater a pandemia. "Eles anunciam e retificam. Isso não é informar, é alarmar", referiu um dos principais líderes da causa independentista catalã, deixando um sério recado à comunicação governamental.

Rufián criticou ainda o executivo de Pedro Sánchez por dar prioridade à economia, fazendo recurso a duas comparações: "Não faz sentido que tu possas ir comprar tabaco, mas que uma criança não possa ir brincar, que as pessoas possam continuar a pedir hambúrgueres, mas não tenham oportunidade de enterrar os seus pais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório