Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

OMS alerta que alívio das restrições não significa fim da pandemia

Tedros Adhanom Ghebreyesus sublinha que vai ser necessário que os governos e os cidadãos façam "um esforço sustentado".

OMS alerta que alívio das restrições não significa fim da pandemia
Notícias ao Minuto

17:36 - 20/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, lembrou esta segunda-feira que o levantamento das medidas de restrição que alguns países estão agora a tomar, nomeadamente a Alemanha e a Áustria, não significa o fim da pandemia do novo coronavírus.

"Queremos voltar a enfatizar que aliviar medidas de contenção não significa o fim da epidemia. Acabar com a epidemia vai exigir um esforço sustentado por parte dos cidadãos, das comunidades e dos governos para continuar a suprimir e controlar o vírus", alertou o também médico.

Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou ainda os governos desses países que "terão agora de assegurar que conseguem detetar, testar, isolar e cuidar de todos os casos e rastrear todos os contactos [dos infetados]."

"Os testes de anti-corpos [imunidade] são importantes para perceber quem já foi infetado”, salientou Tedros Ghebreyesus, ressalvando ainda que continua a ser urgente garantir um número suficiente de kits de teste de diagnóstico "para detetar casos ativos [de infeção], isolar [infetados] e tratar" os pacientes infetados com o novo coronavírus.

"As chamadas quarentenas podem ajudar a aliviar a pressão da epidemia num país, mas não são suficientes para as terminar", atirou o diretor-geral da OMS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório