Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Pandemia que estamos a viver era previsível e prevenível"

Presidente da Sociedade Zoológica de Londres defende que exploração da vida selvagem fazia prever o surgimento de pandemias.

"Pandemia que estamos a viver era previsível e prevenível"
Notícias ao Minuto

12:50 - 20/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dominic Jermey

Dominic Jermey, presidente da Sociedade Zoológica de Londres, em declarações ao jornal The Independent, defende que a pandemia de novo coronavírus podia ter sido prevista e prevenida.

Defendendo que o presente que vivemos hoje é resultado da exploração desmesurada dos recursos naturais, Jermey adianta que uma das medidas que poderão ser tomadas para o futuro será, por exemplo, fechar os mercados de animais vivos, assegurando-se, contudo, alternativa aos milhões de pessoas que dependem deste tipo de mercados. 

"Ao mesmo tempo que expresso a minha descrença, horror e tristeza com o aumento dos casos de Covid-19, as principais emoções que sinto são de raiva e frustração. Frustração porque a pandemia que estamos a viver era previsível e prevenível", começa por afirmar.

"A exploração incansável da vida selvagem pela humanidade nos coloca em risco crescente de um evento como esse há décadas. E esse conhecimento não tem sido um grande segredo, apesar da retórica de vários líderes mundiais alegando que essa pandemia não poderia ter sido antecipada. A verdade é que sabíamos que isso estava por vir", acrescenta sobre o tema.

"Conclui-se agora que o comércio ilegal de animais selvagens, de um dos mercados de animais vivos da China, passou de um problema de direitos dos animais para uma crise de saúde global", sentencia sobre o tema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório