Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Doentes infetados podem transmitir vírus apenas por falarem com outros

Segundo uma investigação conduzida nos Estados Unidos, gotículas dispersadas a partir de uma ou duas palavras ditas em tom normal podem ser suficientes para disseminar a doença.

Doentes infetados podem transmitir vírus apenas por falarem com outros
Notícias ao Minuto

17:31 - 17/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira no New England Journal of Medicine, pessoas infetadas com o novo coronavírus podem transmiti-lo a terceiro simplesmente mantendo uma conversa normal.

Em análise através de tecnologia laser, os investigadores descobriram que as partículas libertadas pela vocalização de palavras são o suficiente para que se multipliquem contágios.

De acordo com esta publicação, depois de expelidas, estas gotículas, fruto da gravidade, acabam por dispersar-se, mas uma ou duas palavras ditas em tom normal, se houver proximidade entre sujeitos, podem ser o suficiente para surgir um novo contágio.

Por outro lado, naquilo que os investigadores chamam de 'super spreeders' (super disseminadores), as partículas libertadas podem chegar à dimensão de aerosol, sendo que, neste caso, pelo seu pequeno tamanho podem mesmo ser transportadas pelo ar.

"A possível contribuição de aerossóis infecciosos para a pandemia atual sugere a conveniência de usar uma máscara adequada sempre que se pense que pessoas infectadas podem estar próximas e fornecer ventilação adequada de espaços fechados", defendem o investigador Matthew Meselson, da Universidade de Harvard.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório