Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Simulação mostra como tosse ou espirro espalha Covid-19 num supermercado

Os investigadores mostram como as partículas vindas do trato respiratório viajam pelo ar.

Notícias ao Minuto

16:26 - 09/04/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

Um conjunto de investigadores finlandeses lançou um vídeo com uma simulação - algo assustadora - que pretende mostrar como as gotículas libertadas quando alguém tosse apenas uma vez podem ficar a pairar no ar durante "vários minutos" e viajar ao longo de dois corredores num supermercado, no caso deste exemplo.

A Universidade Aalto, o Instituto Meteorológico Finlandês, o VTT - Centro Técnico de Investigação da Finlândia - e a Universidade de Helsínquia, juntaram-se para estudar como as partículas expelidas pelo trato respiratório quando se tosse ou espirra voam pelo ar. De acordo com os resultados preliminares, as pequenas partículas que transportam o novo coronavírus podem ficar no ar mais tempo do que inicialmente se pensava.

As quatro organizações fizeram a experiência de forma independente, com as mesmas condições: uma pessoa a tossir num corredor entre prateleiras de um supermercado, explicou a Universidade Aalto. "Alguém infetado com o novo coronavírus, pode tossir e ir embora, mas deixam para trás pequeníssimas partículas aerossol que transportam o vírus", explicou o professor assistente Ville Vuorinen, daquele estabelecimento de ensino, citado pelo New York Post. Acrescentou também que "aquelas partículas podem depois acabar no trato respiratório de outros que se encontrem nas proximidades".

Os investigadores usaram para a experiência um supercomputador que conseguiu simular o trajeto e movimento aéreo de partículas mais pequenas do que 20 micrómetros. "Para uma tosse seca, que é um sintoma típico do coronavírus atual, o tamanho das partículas é mais pequeno do que 15 micrómetros", explicou ainda.

Veja na galeria acima o vídeo da simulação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório