Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Pessoas a morrer à porta de hospitais, corpos na rua. Equador vive terror

Hospitais e sistema funerário do país estão em colapso.

Notícias ao Minuto

09:55 - 02/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

O Equador vive momentos complicados com a propagação da Covid-19 no país. Relatos que nos chegam da imprensa internacional dão conta de corpos que estão a ser deixados em plena via pública e outros tantos embrulhados em plástico e abandonados.

A província de Guayas, onde está localizada a cidade de Guayaquil, regista mais vítimas do que países latino-americanos inteiros: 60 mortos e 1.937 infectados. Contudo, estes dados podem ser ainda superiores dado que não se estão a efetuar testes suficientes e há muitos corpos ainda por descobrir.

Na cidade de Guayaquil, só nas ultimas 24 horas, foram recolhidos 150 corpos. 

A autarca da cidade, também ela infetada, refere que cabe ao governo responsabilizar-se pela recolha dos corpos.

A mesma autarca refere que os corpos sem paradeiro estão agora a ser colocados em contentores refrigerados à espera que se façam planos para um novo cemitério.

Nas redes sociais, são várias as denúncias que reportam a situação de calamidade vivida sobretudo nesta cidade do país. Fala-se de pessoas a morrer às portas dos hospitais, corpos abandonados pela cidade, e de corpos a serem queimados na via pública pelos próprios populares.

O país já admitiu o colapso do sistema funerário, como resultado desta crise, e foi necessário criar uma força composta por militares para conseguir recolher os corpos.

Segundo o South China Morning Post, surgem todos os dias entre 500 a mil pacientes no maior hospital de Guayaquil, queixando-se de problemas respiratórios. Muitos são falso alarme, mas o grande volume de pacientes está a levar o hospital ao ponto de ruptura.

A Associação Nacional de Enfermeiros daquele país refere que mais de 370 profissionais estão contaminados.

O primeiro caso de Covid-19 no país foi registado a 29 de fevereiro. Tratava-se de uma mulher de 70 anos que tinha chegado de viagem de Itália. A província de Guayas, cuja capital é Guayaquil, concentra 70% dos casos da Covid-19 no Equador, dá conta a Globo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório