Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

'Dona' da Lucky Strike acredita que cura para Covid-19 pode vir do tabaco

British American Tobacco já trabalha numa vacina, que poderá começar a ser produzida já em junho.

'Dona' da Lucky Strike acredita que cura para Covid-19 pode vir do tabaco
Notícias ao Minuto

11:25 - 01/04/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

A British American Tobacco (BAT), empresa que engloba marcas como a Lucky Strike ou a Camel, anunciou, esta quarta-feira, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, que já se encontra "desenvolver uma potencial vacina para a Covid-19".

A possível cura para as infeções pelo novo coronavírus, que surge de um projeto conjunto com a subsidiária Kentucky BioProcessing (KBP), está na fase de "testes pré-clínicos", e, caso venha a ser aprovada, será distribuída numa base "não direcionada para o lucro".

"A vacina em desenvolvimento usa a tecnologia proprietária e em rápido crescimento de planta de tabaco da BAT, que tem diversas vantagens relativamente à tecnologia convencional de produção de vacinas", assegura.

A empresa prossegue, argumentando que a tecnologia "é potencialmente mais segura, dado que as plantas de tabaco não conseguem armazenar patógenos que causem doenças humanas" e "mais rápida, porque os elementos da vacina nas plantas de tabaco acumulam muito mais rapidamente".

"A formulação de vacina que a KBP está a desenvolver, permanece estável à temperatura ambiente, ao contrário das vacinas convencionais, que muitas vezes necessitam de refrigeração", refere, acrescentando que "tem o potencial de desenvolver uma resposta imune efetiva numa só dose".

A BAT termina fazendo saber que, "se os testes correrem bem", será capaz de, "com os parceiros certos e o apoio das agências governamentais, entre uma a três milhões de doses de vacina poderão ser produzidas por semana, a partir de junho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório