Meteorologia

  • 26 OUTUBRO 2020
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 18º

Edição

Covid-19: EUA pedem à Arábia Saudita para acalmar mercados de energia

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu hoje à Arábia Saudita, o principal exportador mundial de petróleo, para "tranquilizar os mercados de energia", perante a iminente crise económica provocada pela pandemia de covid-19.

Covid-19: EUA pedem à Arábia Saudita para acalmar mercados de energia

Durante uma conversa com o príncipe herdeiro saudita Mohamed bin Salman, na terça-feira, Pompeo disse que Riade, que este ano preside ao grupo dos 20 países mais ricos e emergentes (G20), tem uma "oportunidade real de se mostrar à altura dos desafios", neste momento de crise.

"Concordamos que todos os países devem trabalhar juntos para combater a pandemia e estabilizar os mercados financeiros e de energia", disse o secretário de Estado norte-americano, na sua conta da rede social Twitter, comentando a conversa com Mohamed bin Salman.

Os preços do petróleo caíram vertiginosamente nas últimas semanas, perante o cenário de crise pandémica e pela guerra comercial entre a Arábia Saudita e a Rússia.

A Arábia Saudita vai conduzir, quinta-feira, uma cimeira virtual dos líderes do G20, para abordar a crise global provocada pela pandemia covid-19.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, saudou a queda de preços dos combustíveis para os consumidores, mas não escondeu a preocupação com o futuro dos produtores norte-americanos de petróleo.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 428 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 19.000.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório