Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: "Vamos ter três meses muito duros pela frente"

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Vamos ter três meses muito duros pela frente"
Notícias ao Minuto

21:00 - 20/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

As medidas do Estado de Emergência só entrarão em vigor à meia noite de sábado para domingo e não já esta noite de sexta-feira, mas regra geral, a população deve ficar em casa.

O Governo esteve reunido em Conselho de Ministros e debateu soluções de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia, isto após ter sido apresentado um primeiro conjunto de medidas de execução do decreto do Presidente da República. Marcelo já promulgou as medidas.

De acordo com o balanço diário divulgado hoje pela Direção-Geral de Saúde, há 1.020 infetados por Covid-19 em Portugal, contabilizando-se mais 235 novos casos nas últimas 24 horas no país. Há 850 pessoas a aguardar resultados laboratoriais e estão internados 128 doentes, 26 destes nos cuidados intensivos. Foram ainda registadas seis vítimas mortais. Pelo mundo, o novo coronavírus já infetou mais de 220 mil pessoas, das quais mais de 10 mil morreram.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências do Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h - Balanço do mais importante que se passou até aqui

O primeiro-ministro apresentou esta sexta-feira as medidas do estado de emergência de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia de Covid-19 e diz que vêm aí três meses “muito duros”. 

Marcelo Rebelo de Sousa, assinou o decreto do Governo que "estabelece os termos das medidas excecionais a implementar, que entrarão em vigor de sábado para domingo. A generalidade da população tem o "dever geral de recolhimento domiciliário" durante o estado de emergência, mas pode sair à rua em várias situações e os carros particulares só podem circular para as deslocações previstas. Entre as indicações estão ainda os restaurantes que só podem funcionar em take away ou para domicílio. Supermercados, farmácias e quiosques também continuarão abertos.

Direção-Geral da Saúde elevou hoje para seis o número de mortes em Portugal e para 1.020 os casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira. O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, infetou mais de 265 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 11.100 morreram.

23h58 - As autoridades de saúde estão autorizadas a reforçar equipamentos. O Governo aprovou hoje um decreto-lei que permite reforçar a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Administração Central do Sistema de Saúde com ventiladores, equipamentos de proteção individual ou material de diagnóstico, para mitigar a propagação da doença covid-19.

23h55 - Do mundo dos famosos chegam-nos pijamas, fatos de treino ou vestidos. Veja aqui as escolhas dos famosos para os dias de quarentena.

23h51 - Em estado de emergência, espanhóis entopem avenida a tentar ir à praia. A viver um período de dificuldades nos serviços de saúde, com centenas de mortes e milhares de infetados, numa avenida em Valencia, vários foram os cidadãos que esta sexta-feira terão tentado furar o bloqueio administrativo imposto pelas autoridades.

23h41 - A generalidade da população tem o "dever geral de recolhimento domiciliário" durante o estado de emergência, mas pode sair à rua em várias situações. Saiba o que pode fazer durante o estado de emergência.

23h37  - Durante a pandemia de Covid-19, em que vários países um pouco por todo mundo apelam ao isolamento social, os italianos inventaram uma forma de oferecer café ao vizinho.

23h32 - Os senhorios não podem denunciar ou extinguir contratos de arrendamento de espaços não habitacionais, caso de estabelecimentos comerciais, que estejam encerrados por força do decreto do Governo que regulamenta o estado de emergência, segundo esta legislação hoje conhecida.

23h28 - A mara de Águeda criou um centro para acolhimento de pessoas com sintomas suspeitos de Covid-19, mas que não tenham condições de ficar em casa para que possam ser seguidas e monitorizadas, informou hoje a autarquia.

23h21 - Cuba anunciou hoje o fecho das suas fronteiras a cidadãos não residentes, devido à propagação do novo coronavírus, que já infetou 21 pessoas na ilha, uma das quais morreu.

23h17 - Um membro da equipa do vice-presidente norte-americano, Mike Pence, testou positivo para o novo coronavírus. Mas tão pouco Mike Pence ou o presidente Donald Trump estiveram em contacto próximo com o paciente, revelou a assessora de imprensa do vice-presidente, num comunicado citado pela Reuters.

23h15 - Cristiano Ronaldo publicou nas redes sociais umas mensagem para que os seus seguidores cumpram as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no que toca ao combate da propagação da Covid-19.

23h13 - Uma pastelaria na Califórnia, que se encontra aberta apenas para 'take-out' e entrega de encomendas, está a fazer bolos personalizados com os alertas das autoridades de saúde. "Lave as mãos" e "não toque na cara", são algumas das mensagens escritas nos bolos.

23h05 - Fique com sugestões de como aproveitar melhor a casa em tempos de isolamento social. São algumas dicas para pequenas mudanças em casa (sem necessidade de recorrer a obras), que podem ajudar e fazer a diferença nos próximos tempos:

22h55 - O Governo vai suspender o prazo de caducidade dos contratos de arrendamento de casas que viessem a caducar nos próximos três meses, anunciou hoje o primeiro-ministro.

22h45 - No pacote de medidas de apoio às famílias e empresas, consta o adiamento de pagamento de IVA e IRC no segundo semestre, uma "medida fundamental para melhorar a liquidez das empresas", afirmou o primeiro-ministro

22h32 - TAP pode ser requisitada para voos de regresso de portugueses, seja com voos regulares, seja com voos operados especialmente com esse objetivo, prevê o decreto do Governo que regulamenta o estado de emergência.

22h25 - As deslocações de médicos veterinários ou o transporte de animais para assistência médica veterinária, assim como o tratamento de colónias de animais de rua autorizadas pelos municípios estão permitidos no decreto que regulamenta o estado de emergência.

22h21 - Com a pandemia de novo coronavírus a atingir países um pouco por toda a parte, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou esta sexta-feira ter chegado a acordo com a Organização Mundial de Saúde para permitir aos utilizadores da aplicação WhatsApp estarem sempre "autorizadamente" informados.

22h16 - Saiba aqui quais são os espaços que terão que encerrar às 00h de domingo. Também a lotação dos transportes públicos vai ser reduzida a um terço do número máximo de lugares disponíveis e terá de ser assegurada a limpeza diária, de acordo com o decreto do Governo que regulamenta o estado de emergência.

22h10 - A Irlanda pediu aos jovens que adiram a medidas de "distanciamento social". O país registou esta sexta-feira 126 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

21h43 - Governo anuncia as novas medidas de apoio social e económico

necessário assegurar a travessia, para depois em junho avaliar os danos sofridos e perspetivar um novo futuro para a nossa economia", começou por dizer o primeiro-ministro, em conferência de imprensa, referindo que "está em causa tratar da vida dos portugueses". "É essencial proteger o emprego, proteger o rendimento das famílias", vincou.

António Costa deu conta de que "para isso, é preciso proteger o emprego" e "absolutamente essencial assegurar liquidez às empresas, para que garantam os postos de trabalho". "Aprovamos o crédito acessível sob condição de manutenção de emprego", continuou, garantindo que "é necessário tranquilizar as famílias e as empresas. Para que haja um novo futuro", revelou.

"Esta não é luta só contra o vírus, esta é uma luta mesmo pela nossa sobrevivência", afirmou Costa, apelando: É um momento de todos nos ajudarmos uns aos outros". "Vamos ter três meses muito duros pela frente e temos de fazer um grande esforço", sublinhou, elaborando que "a crise que estamos a viver não tem a ver nem com a nossa economia nem com as nossas empresas e nossos trabalhadores, tem uma causa extraordinária e bem conhecida: um vírus e tem devastado a nível global as economias”.

Leia sobre a declaração do primeiro-ministro em pormenor aqui.

21h37 - O recém-eleito governo da Eslovénia está a ser alvo de críticas dos mais variados quadrantes, depois de na quinta-feira ter sido anunciado o aumento dos salários dos ministros, em plena crise gerada pela pandemia de Covid-19.

21h35 - O presidente do Governo dos Açores disse hoje que, na luta contra a covid-19, cada cidadão "é um soldado" que tem de enfrentar o vírus, mas também o cansaço e desânimo, durante uma comunicação aos açorianos.

21h29 - As empresas que aderirem ao 'lay-off' simplificado no âmbito das medidas relacionadas com a Covid-19 terão uma redução de custos de quase 84% por cada trabalhador que receba uma remuneração base de 1.000 euros brutos, segundo simulações da Deloitte. Também na Economia, a agência de notação financeira canadiana DBRS Morningstar manteve hoje o 'rating' de Portugal em BBB (alto), com perspetiva estável, mas considera que a natureza "pequena e aberta" da economia portuguesa a coloca vulnerável à crise.

21h27 - As luvas e máscaras devem ser colocadas em contentores para resíduos indiferenciados, alertou hoje o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, no âmbito das medidas de contenção da pandemia da covid-19.

21h23 - A ingestão de alimentos cozinhados ou crus, como vegetais, não constitui um risco de contaminação pela covid-19, uma vez que o vírus se transmite por via respiratória e conjuntival, através do contacto entre pessoas.

21h12 - O ministro da saúde israelita anunciou a primeira morte pelo novo coronavírus esta sexta-feira. Trata-se de um homem de 88 anos. Há 705 casos confirmados no país.

21h10 - Numa altura em que, ao que tudo indica, a Ásia começa a controlar a pandemia de Covid-19, no que à transmissão comunitária diz respeito, o receio centra-se nas pessoas que chegam ao país. Hong Kong implementou, por isso, um sistema de controlo.

21h09 - ministro da saúde dos Emirados Árabes Unidos anunciou as duas primeiras mortes devido ao novo coronavírus. As duas vítimas mortais já apresentavam outros problemas de saúde.

21h07 - Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já assinou o decreto que estabelece os termos das medidas excecionais a implementar durante o estado de emergência. A confirmação foi dada através de uma nota publicada, esta noite de sexta-feira, no site da Presidência da República, após estar reunido com o primeiro-ministro.

21h03 - As celebrações religiosas e outros eventos que impliquem concentração de pessoas estão proibidos, determina o decreto do Governo que concretiza as medidas do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

21h02 - O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) criticou hoje que os 565 alunos do curso de formação de agentes sejam colocado na rua numa altura em Portugal está em estado de emergência devido à pandemia de Covid-19.

21h01 - O governo brasileiro reduziu hoje a sua previsão de crescimento para este ano dos 2,10% calculados na semana passada para 0,22%, numa revisão motivada pelo efeito da pandemia do novo coronavírus na economia do país.

21h - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório