Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu paramédico que ajudou centenas na luta contra a Covid-19 em Itália

Diego Bianco tinha 46 anos e era de Bergamo, uma das cidades mais afetadas do país.

Morreu paramédico que ajudou centenas na luta contra a Covid-19 em Itália
Notícias ao Minuto

07:40 - 18/03/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Covid-19

Diego Bianco, um paramédico de apenas 46 anos, morreu no passado dia 13 de março, em Bergamo, uma das cidades italianas mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus. O homem que ajudou a tratar centenas de compatriotas na luta contra a Covid-19 acabou por perder a vida para o vírus. A sua história é contada pelo Corriere della Sera

Disse a um colega que se sentia como se o tivessem puxado para debaixo de um camião, mas o otimismo não o abandonava. De acordo com a publicação, Diego esteve em longos turnos durante as semanas anteriores à sua morte do outro lado da linha do número 118 - o usado para as emergências em Itália, equivalente ao 112 em Portugal. 

Dia 7 de março, o paramédico começou a ter febres altas que também atingiram outros dos seus colegas. Os operadores que estavam ainda a trabalhar foram enviados para Milão para continuarem o seu trabalho. 

O jornal italiano conta ainda que Diego recebeu chamadas destes seus companheiros de luta que lhe perguntaram como se encontrava. Infetado com Covid-19, o paramédico ora se mostrava otimista, ora desesperado. Além da febre, Bianco teria também tosse, outro dos sintomas que o vírus transmite.

Entre o dia do primeiro sintoma e o do falecimento, contou-se menos de uma semana. Diego morava em Montello e deixa mulher e um filho com oito anos. 

A história trágica de quem tanto tentou ajudar os seus compatriotas está a correr o mundo, tendo já sido noticiada também em Espanha e no Reino Unido, entre outros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório