Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: "Peço a todos os governos (...) que intensifiquem os esforços"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu a todos os países que "intensifiquem os esforços" para combater a propagação da pandemia da doença Covid-19.

Notícias ao Minuto

06:29 - 12/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Peço a todos os governos (...) que intensifiquem os esforços [para combater a propagação da pandemia do novo coronavírus] imediatamente", disse na quarta-feira o português António Guterres, em comunicado, citado pela agência France-Presse.

O secretário-geral da ONU realçou que, "como esta crise afeta todos", a comunidade internacional tem "um papel desempenhar".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira, a doença Covid-19 como pandemia. A OMS justifica a declaração de pandemia com "níveis alarmantes de propagação e inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 pessoas infetadas.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona onde começou a doença. A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório