Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

DGS: Risco "moderado a elevado" mas sem infeções confirmadas

O novo coronavírus chegou esta quarta-feira a todos os continentes, depois de ter sido confirmado o primeiro caso no Brasil.

DGS: Risco "moderado a elevado" mas sem infeções confirmadas
Notícias ao Minuto

11:37 - 26/02/20 por Sara Gouveia e Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O Covid-19 segue imparável na Europa e no Mundo. Esta quarta-feira o novo coronavírus já chegou a todos os continentes, depois de ter sido confirmado o primeiro caso no Brasil. 

Para já todos os casos suspeitos deram negativo em Portugal, perfazendo um total de 17. No entanto, há um português infetado pelo novo vírus no Japão. Adriano Maranhão, é tripulante de um navio de cruzeiros e foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki.

Já há mais novos casos fora da China do que dentro. Tendo o país registado esta quarta-feira o menor aumento diário em três semanas.

Além dos mais de 2.700 mortos na China, onde o surto começou no final do ano passado, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan. O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de mais de 2.760 mortos e cerca de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios. Dos infetados, quase 30 mil recuperaram. 

Acompanhe aqui ao minuto:

23h42 - Num boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS) revelou que o risco para a saúde pública devido ao novo coronavírus é "considero moderado a elevado". A DGS acrescentou ainda que não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal e que há sete casos suspeitos por despistar. 

23h09 - O homem de 62 anos diagnosticado com Covid-19 e internado no Hospital Virgen del Rocío, em Sevilha, é o primeiro caso de contágio local em Espanha. O paciente não saiu do país nas últimas semanas.

22h29 - As autoridades de Teerão anunciaram hoje restrições à livre circulação no Irão para pessoas infetadas ou suspeitas de estarem infetadas com o novo coronavírus

19h56 - A mara de Lisboa está "devidamente preparada" e já elaborou um plano de contingência para os serviços municipais relativo ao Covid-19, que poderá se ativado caso o surto atinja a cidade. A autarquia ressalva que "importa não entrar em alarmismo". 

19h53 - As autoridades sanitárias da Finlândia confirmaram o primeiro caso de Covid-19 no país. A paciente é uma mulher de 32 anos que tinha estado em Wuhan

19h49 - A Geórgia confirmou o primeiro caso do novo coronavírus. A ministra da Saúde anunciou que o cidadão infetado está hospitalizado em Tbilissi, a capital do país. O homem tinha regressado do Irão, mas passou pelo Azerbaijão

19h19 - O BBVA decidiu cancelar as viagens dos seus funcionários com origem ou destino em Itália, China, Japão, Irão, Coreia do Sul e Singapura devido à epidemia do novo coronavírus. O banco sediado em Espanha propõe alternativas, como meios de comunicação remotos, "quando possível", adiantaram fontes do BBVA citadas pela EFE.

19h14 - O governo do Paquistão confirmou os primeiros dois casos de Covid-19 no país. O ministro da Saúde Zafar Hussain Mirza revelou que as duas pessoas "estão estáveis" e a ser tratadas de acordo com "os protocolos" adequados. Referiu ainda que os dois pacientes tinham regressado do Irão. 

17h50 - As organizações mundiais de Turismo (OMT) e da Saúde (OMS) pediram esta quarta-feira que a resposta do setor turístico relativamente ao Covid-19 seja "medida, coerente e proporcional" à ameaça para a saúde pública. As duas entidades advertiram que "impor restrições às viagens pode promover uma interferência desnecessária no tráfego internacional e repercutir negativamente no setor turístico".

17h41 - Vários países estão a reforçar as medidas de contenção face à disseminação do novo coronavírus e que em muitos casos resulta no encerramento das fronteiras. Estão a recorrer a quarentenas para infetados e a restringir as viagens aéreas, nomeadamente para os países onde se verificam surtos do Covid-19. 

16h52 - A União Europeia garante estar a trabalhar "em todas as frentes" para prevenir a propagação do Covid-19 na Europa. A Comissão Europeia realça que o Covid-19 é "motivo de preocupação" mas não de "pânico", e insiste na necessidade de coordenação dos estados-membros "em tempo real" para enfrentar este fenómeno "dinâmico". 

16h32 - O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou esta quarta-feira que o Reino Unido registou 13 casos de Covid-19 entre 7.132 pessoas que foram testadas. Oito destas 13 pessoas já tiveram alta. Hancock admitiu que o país deverá registar "mais casos". 

15h - O ministro da Saúde brasileiro já confirmou oficialmente que o homem de 61 anos que chegou de Itália este mês é o primeiro caso de infeção registado na América Latina e no Brasil. O paciente passou duas semanas no norte de Itália, na região de Lombardia. Para além de um caso confirmado, o Brasil tem 20 suspeitos.

14h59 - A ministra da Saúde deu conta, esta quarta-feira, que a Direção Geral de Saúde (DGS) está desde o início do surto do coronavírus a “acompanhar a melhor evidência, o desenvolvimento epidemiológico e a transpor para o país as medidas que são recomendadas”. Marta Temido pediu precaução máxima e sem alarmismos desnecessários, garantindo que estão a ser feitos os melhores esforços no sentido de ter a melhor resposta em caso de surto.

14h30 - Trump anuncia conferência de imprensa, esta quarta-feira, a propósito do Covid-19, que irá ter local pelas 18h locais (23h em Lisboa). O anúncio foi feito pelo próprio presidente norte-americano via Twitter, adiantando que a conferência irá contar com a presença de representantes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC na sigla inglesa).

13h21 - Novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus em Portugal. Trata-se de uma mulher vinda de Milão e que foi encaminhada para o hospital de São João, no Porto. Este é já o 18º caso, tendo os outros 17 sido descartados.

13h20 -  Primeiro caso suspeito de Covid-19 em Sevilha eleva para dez os infetados em Espanha - Dois casos em Madrid, dois na Catalunha, quatro em Tenerife e um em Castellón e agora em Sevilha - depois de os dois primeiros contagiados, em La Gomera e Maiorca, terem tido alta.

Trata-se de um homem, de 60 anos, que se encontra internado no hospital, não viajou nem para Itália nem para a China.

13h02 - A diretora de saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Neira, assegurou hoje que é "irracional e desproporcionado" que se esgotem as máscaras e os desinfetantes nas farmácias por medo do coronavírus.

12h42 - A Comissão Europeia disse hoje que o novo coronavírus já está a afetar a economia europeia, nomeadamente devido à influência da China nos mercados, mas adiantou não ser ainda possível fazer uma "previsão séria" sobre esse impacto.

12h30 - OMS alerta que já há mais novos casos de infeção fora da China do que dentro. A propagação do vírus já ultrapassou as barreiras da China continental e está agora a disseminar-se por outros territórios, nomeadamente a Europa, referem.

11h40 - Em Itália, há registo de mais um morto, perfazendo um total de 12. O território soma mais de 374 casos confirmados, entre os quais sete crianças. Esta manhã foi também confirmada a segunda morte em França, a primeira de um cidadão francês.

11h38 - O ministério da Saúde grego confirmou esta quarta-feira o primeiro caso de infeção por Covid-19 no país. Segundo a Euronews, que cita o ministério, trata-se de uma mulher de 38 anos de Tessalónica, que tinha recentemente viajado por Itália.

11h35 - No caso da Catalunha, o paciente é um jovem de 22 anos que também esteve em Itália, refere o El País. Este caso surge no mesmo dia em que se confirmou o segundo caso de infeção em Madrid, elevando para 9 o total de infetados em Espanha.

A Argélia, Croácia e Suíça já confirmaram os primeiros quadros clínicos de coronavírus, com mais dois infetados em França, onde foi ainda registada a segunda morte.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros, Adriano Maranhão, que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio. 

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório