Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Há sete casos suspeitos por despistar. Risco é "moderado a elevado"

A autoridade de saúde indica que não há casos confirmados de Covid-19 em Portugal.

Há sete casos suspeitos por despistar. Risco é "moderado a elevado"
Notícias ao Minuto

23:30 - 26/02/20 por Fábio Nunes

País Coronavírus

Num balanço divulgado na noite desta quarta-feira, a Direção-Geral de Saúde (DGS) informa que o risco para a saúde pública em Portugal devido ao Covid-19 é "considerado moderado a elevado". Num comunicado enviado para as redações, a DGS acrescenta que até às 21 horas não se registavam casos confirmados do novo coronavírus no país. 

A autoridade revela que há sete casos suspeitos por despistar, aguardando-se nesta altura os resultados dos testes. "Foram registados até agora 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultado negativo após testes laboratoriais", pode ler-se.

A DGS refere que se verificaram oito novos casos nas últimas 24 horas, "cinco no Hospital de São João, dois no Hospital Curry Cabral e um no Hospital Dona Estefânia".

"Todos os cidadãos são provenientes do norte de Itália, seis são do sexo feminino e dois do sexo masculino; dois são crianças", adianta a entidade. 

DGS acrescenta que, tendo em conta a propagação mundial do Covid-19, é necessário "considerar a hipóteses de importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa".

Este boletim epidemiológico será divulgado a partir desta quarta-feira todos os dias às 18 horas. A DGS esclarece que a informação sobre casos suspeitos vai passar a ser comunicada apenas por esta via. 

A epidemia do novo coronavírus provocou mais de 2.700 mortos e mais de 81 mil infetados, de acordo com dados reportados por mais de 40 países e territórios.

Das pessoas infetadas, quase 30 mil recuperaram.

O único caso conhecido de um português infetado pelo novo coronavírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que foi internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki, situada a cerca de 300 quilómetros a sudoeste de Tóquio.

[Notícia atualizada às 23h40]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório