Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Primeiros casos de Covid-19 confirmados na Croácia e Áustria

Serão três pessoas no total.

Primeiros casos de Covid-19 confirmados na Croácia e Áustria
Notícias ao Minuto

13:22 - 25/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

A Áustria e a Croácia anunciaram esta terça-feira os primeiros casos confirmados de infetados por Covid-19. Uma das pessoas está no hospital na capital croata de Zagreb (Croácia) e os outros dois na província austríaca de Tirol (Áustria).

O primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic confirmou numa conferência de imprensa, citada pela BBC, que o paciente se tratava de um jovem que sofria, para já, de sintomas ligeiros. Referiu ainda que o homem tinham visitado Milão entre 19 e 21 de fevereiro.

No caso da Áustria, o governo local confirmou que foram diagnosticados dois casos de coronavírus. O governador Guenther Platter revelou ainda à imprensa local que os infetados se tratavam de indivíduos de origem italiana que vivem em Tirol.

As confirmações surgem na mesma altura em que se soube que o ministro adjunto da Saúde iraniano foi contagiado com o Covid-19, segundo adianta a agência noticiosa ILNAIraj Harirchi testou positivo para o novo coronavírus e já se encontra em quarentenaHarirchi era o responsável pela equipa iraniana encarregada de combater o coronavírus

O foco do coronavírus afeta a Itália, especialmente as regiões do norte e concretamente a Lombardia, onde mais casos de contágio foram detetados, no entanto, hoje as autoridades referem que já chegou também ao sul do país. O covid-19 já causou pelo menos 260 infetados em Itália, entre os quais se registaram sete mortos, todos eles de idade avançada e/ou com outras patologias, tendo a polícia administrado postos de controlo numa dúzia de cidades do norte e que se encontram sob quarentena.

O número de mortos pelo coronavírus Covid-19 na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, ascendeu hoje a 2.663, tendo sido reportados 508 novos casos, elevando o total de pacientes para 77.658. Entre o total de casos confirmados, 47.672 continuam ativos e mais de 9.100 estão em estado grave, enquanto 27.323 pessoas tiveram alta após superarem a doença.

Além de 2.663 mortos na China continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Hong Kong, Filipinas, França e Taiwan.

Há ainda um tripulante português de um navio de cruzeiros que se encontra de quarentena no porto de Yokohama, no Japão, foi declarado infetado e deverá ser transferido hoje para um hospital japonês.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou, na segunda-feira, para uma eventual pandemia, considerando muito preocupante o aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório