Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Inquérito por "tentativa de homicídio" após incidente em desfile

A justiça alemã anunciou hoje a abertura de um inquérito por "tentativa de homicídio" visando o condutor que feriu esta segunda-feira várias dezenas de pessoas ao ter avançado sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro do país.

Inquérito por "tentativa de homicídio" após incidente em desfile
Notícias ao Minuto

19:12 - 24/02/20 por Lusa

Mundo Alemanha

Num comunicado, o Ministério Público de Frankfurt indicou que foi aberta uma investigação a "um cidadão alemão de 29 anos", detido no local e que também sofreu ferimentos no incidente.

A Procuradoria federal antiterrorista não anunciou até ao momento medidas, sinal de que as autoridades alemãs poderão estar inclinadas para tratar este incidente como um ato intencional, mas não como um ataque terrorista.

Uma carrinha Mercedes prateada, com matrícula local, atropelou hoje a multidão que assistia e participava num desfile de Carnaval na cidade de Volkmarsen, cerca de 280 quilómetros a sudoeste de Berlim.

O incidente ocorreu cerca das 14:30 locais (13:30 em Lisboa) e o condutor do automóvel foi detido.

A polícia local anunciou inicialmente que "várias dezenas" de pessoas, incluindo crianças, tinham ficado feridas, algumas em estado grave.

Posteriormente, a polícia confirmou que pelo menos 15 pessoas tinham ficado feridas.

O tabloide alemão Bild chegou a avançar a existência de pelo menos 30 feridos.

O jornal Frankfurter Rundschau citou testemunhas segundo as quais o condutor contornou uma barreira que bloqueava o acesso de veículos ao percurso do desfile, mas que não foi claro se pretendia atingir a multidão.

Várias cidades da Alemanha ocidental celebram o Carnaval com grandes desfiles, entre as quais Colónia, Mainz e Dusseldorf.

Volkmarsen, que tem uma população de cerca de 7.000 habitantes, fica a leste de Dusseldorf, perto de Kassel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório