As Canárias foram 'engolidas' por uma tempestade de areia descrita como "apocalíptica" que impediu a este fim de semana a entrada e a saída de voos daquele território dada a fraca visibilidade.
A alta concentração de poeiras (areias de cor avermelhada vindas do Sahara) deve-se às fortes rajadas de vento que se fazem sentir nas ilhas e que podem chegar aos 120 km/h.
Situação que tornou ainda mais complicado o combate a um incêndio que lavra em Tasarte e que já obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas.
De acordo com o La Vanguardia, o aeroporto de Gran Canaria e o de Lanzarote não estão a permitir, este domingo, que descolem ou aterrem aviões até que as condições de visibilidade melhorem. Também os voos entre ilhas foram cancelados.
Face a este cenário, o governo das Canárias decretou este sábado situação de alerta, sem data para terminar. A previsão é de que o fenómeno afete todas as ilhas do arquipélago das Canárias durante vários dias, tendo sido recomendado à população, especialmente à que sofre de doenças respiratórias crónicas, não sair de casa.
O vídeo da galeria acima é bem ilustrativo de como se encontra a atmosfera no arquipélago, um cenário alaranjado em pelo dia.
O fenómeno descrito é, inclusive, visível do espaço, como pode verificar nas imagens abaixo.
La pols en suspensió torna a cobrir les Canàries el diumenge 23 de febrer de 2020.@CopernicusECMWF @RAM_meteo @Divulgameteo @acomet_web @AEMET_CValencia @AEMET_Esp @AEMET_Canarias @metoffice #dust #calitja@controladores @apunt_media @KeraunosObs @severeweatherEU pic.twitter.com/ubmmaK67rt
— À Punt Oratge (@apuntoratge) February 23, 2020