Meteorologia

  • 30 SETEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Vídeo: Ilhas Canárias cobertas por impressionante tempestade de areia

Fenómeno meteorológico obrigou ao desvio ou cancelamento de centenas de voos.

As Canárias foram 'engolidas' por uma tempestade de areia descrita como "apocalíptica" que impediu a este fim de semana a entrada e a saída de voos daquele território dada a fraca visibilidade. 

A alta concentração de poeiras (areias de cor avermelhada vindas do Sahara) deve-se às fortes rajadas de vento que se fazem sentir nas ilhas e que podem chegar aos 120 km/h. 

Situação que tornou ainda mais complicado o combate a um incêndio que lavra em Tasarte e que já obrigou à retirada de cerca de 500 pessoas. 

De acordo com o La Vanguardia, o aeroporto de  Gran Canaria e o de Lanzarote não estão a permitir, este domingo, que descolem ou aterrem aviões até que as condições de visibilidade melhorem. Também os voos entre ilhas foram cancelados. 

Face a este cenário, o governo das Canárias decretou este sábado situação de alerta, sem data para terminar. A previsão é de que o fenómeno afete todas as ilhas do arquipélago das Canárias durante vários dias, tendo sido recomendado à população, especialmente à que sofre de doenças respiratórias crónicas, não sair de casa. 

O vídeo da galeria acima é bem ilustrativo de como se encontra a atmosfera no arquipélago, um cenário alaranjado em pelo dia. 

O fenómeno descrito é, inclusive, visível do espaço, como pode verificar nas imagens abaixo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório