Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ave congelada encontrada na Sibéria tem 46 mil anos de idade

A ave da Idade do Gelo pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovia.

Ave congelada encontrada na Sibéria tem 46 mil anos de idade
Notícias ao Minuto

13:05 - 22/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Calhandra

A ave da Idade do Gelo que foi encontrada na Sibéria - num quase perfeito estado de preservação - foi identificada como sendo uma calhandra-cornuda, uma espécie de cotovia.

A ave, que se encontrava preservada no gelo permanente do subsolo em Belaya Gora, foi encontrada por caçadores de fósseis de marfim, que depois encaminharam o espécimen para especialistas do Museu de História Natural da Suécia.

Os testes levados a cabo por Nicolas Dussex e Love Dalén permitiram concluir que a ave viveu há cerca de 46 mil anos e pertence à espécie 'Eremophila alpestris'.

Love Dalén indicou à CNN que a investigação mostrou que o fóssil pode ser um antepassado de duas subespécies de cotovias da atualidade, uma do norte da Rússia e outra da Mongólia. "Estas descobertas mostram que as alterações climáticas que ocorreram no final da Idade do Gelo levaram à formação de novas subespécies", afirmou.

De acordo com o especialista, o próximo passo da investigação envolve a sequencialização de todo o genoma do pássaro, o que vai revelar mais sobre a sua relação com as subespécies atuais e permitir uma estimativa da velocidade evolutiva das cotovias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório