Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ferramentas de neandertais na Sibéria mostram viagens transcontinentais

As descobertas de pedra datam de há 59 mil anos.

Ferramentas de neandertais na Sibéria mostram viagens transcontinentais
Notícias ao Minuto

09:50 - 29/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Sibéria

Ferramentas de pedra encontradas numa gruta da Sibéria revelam viagens feita por neandertais nómadas, de mais de 2.800 quilómetros, até à Europa de Leste, há cerca de 59 mil anos.

A análise feita às ferramentas descobriu que eram feitas da mesma maneira que aquelas utilizadas pelos neandertais na Europa de Leste, e não como outras encontradas anteriormente na região. Tendo isso em conta, os investigadores concluíram que ocorreram duas migrações de longa distância de neandertais da Europa de Leste para a Sibéria, com uma diferença de 40 mil anos.

Esta descoberta reforça a ideia de que os neandertais eram sofisticados, com capacidade de sobrevivência e capazes de viagens transcontinentais de longa distância com sucesso, referiu a equipa citada pelo Daily Mail.

Desde que foi alvo de escavações pela primeira vez, em 2007, já foram encontrados na gruta de Chagyrskaya - no sopé das montanhas de Altai, na Sibéria - 74 fósseis de neandertais, mais de 90 mil artefactos de pedra e restos de plantas e animais.

Notícias ao MinutoFerramentas em pedra encontradas© Divulgação/ IAET

A arqueóloga Kseniya Kolobova, da Academia Russa de Ciências, analisou juntamente com os colegas mais de 3 mil ferramentas de pedra. As conclusões, publicadas na revista científica 'Proceedings of the National Academy of Sciences', dão conta de que as ferramentas datam de há 59 a 49 mil anos e que são semelhantes às utilizadas na Europa de Leste a mais de 3 mil quilómetros do local. Também testes de ADN feitos aos fósseis revelaram a ligação entre os fósseis encontrados na gruta e os encontrados na Europa de Leste.

Segundo os investigadores, provas de uma viagem tão longa são raras no início da Idade da Pedra. Este estudo, acrescentam, "destaca a importância das ferramentas de pedra como marcadores culturais dos movimentos das populações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório