Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Violência 'jihadista' provocou mais de 700 mil deslocados no Burkina Faso

A violência protagonizada por grupos 'jihadistas' no Burkina Faso provocou 150.000 deslocados este mês, elevando para mais de 700.000 o número de pessoas obrigadas a abandonar as suas casas no último ano, anunciaram hoje as Nações Unidas.

Violência 'jihadista' provocou mais de 700 mil deslocados no Burkina Faso
Notícias ao Minuto

15:39 - 21/02/20 por Lusa

Mundo Burkina Faso

O porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Andrej Mahecic, afirmou hoje que o país é um dos mais afetados pela violência 'jihadista' - que afeta outras zonas no Sahel - e que os ataques destes grupos está a aumentar em frequência e intensidade.

De acordo com o porta-voz, os grupos 'jihadistas' têm realizado assassínios, violações e roubos a aldeias.

"Os ataques nesta região não têm fronteiras e a rapidez deste aumento da violência em apenas 12 meses é surpreendente", referiu o porta-voz, numa conferência de imprensa, tendo sublinhado que "o nível de atrocidades a que estão expostas as pessoas requer uma ação a longo prazo".

Para responder às necessidades da população, o ACNUR está a aumentar as suas operações na zona, em particular no âmbito da ajuda humanitária a deslocados e refugiados, assim como às comunidades que os acolhem.

O Burkina Faso, com uma população de cerca de 19 milhões de pessoas, é um dos cinco países que compõem o G5 do Sahel, grupo institucional para a coordenação da cooperação regional em políticas de desenvolvimento e questões de segurança na África Central, fundado em 16 de fevereiro de 2014, em Nouakchott, na Mauritânia, juntamente com o Mali, Mauritânia, Níger e Chade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório