Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deputados moçambicanos elegeram vice-presidentes do parlamento

Os deputados moçambicanos elegeram hoje na primeira sessão da nona legislatura os dois vice-presidentes da Assembleia da República (AR).

Deputados moçambicanos elegeram vice-presidentes do parlamento
Notícias ao Minuto

17:13 - 20/02/20 por Lusa

Mundo Moçambique

Numa sessão com caráter extraordinário, o parlamento escolheu para vice-presidentes os deputados Hélder Injojo, da bancada da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e Saíde Fidel, da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Os deputados elegeram ainda 14 membros da comissão permanente da Assembleia da República, que coordena as atividades das comissões e dos gabinetes parlamentares, grupos nacionais e ligas de amizades.

O órgão deverá reunir-se em breve para marcar a data da primeira sessão ordinária da nona legislatura, prevista para março.

O parlamento elegeu ainda os membros do conselho de administração da AR.

A sessão extraordinária que hoje começou decorre ainda na sexta-feira e deverá também eleger os presidentes e membros das comissões trabalho especializadas.

A Frelimo detém uma maioria qualificada de 184 dos 250 assentos parlamentares (73,6%) face a 60 da Renamo e seis do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Os membros da comissão permanente da Assembleia da República de Moçambique são:

Sérgio Pantie, Lucinda Malema, Ana Rita Sithole, Ana Dimitre, António José Amélia, Alves Zita, Telmina Pereira, Carlos Sebastião, Lúcia Xavier Afate, Alberto Nancuta (Frelimo),

Viana Magalhães, André Magibire, Hermínio Morais (Renamo),

Lutero Simango (MDM)

Suplentes:

António Niquice, Luciano de Castro, Matias Nhongo, Deolinda Choma, Zizino José (Frelimo) Alfredo Magumisse e Carvalho António (Renamo)

Membros do conselho de administração:

Conceita Sortane, Chrispen Matches, Carlos Vasco, Alsácia Sartinha (Frelimo),

Gania Mussagy, Francisco Maingue (Renamo),

Suplentes: Dominic Phiri, Ana Massenguele e António Mainato (Frelimo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório