Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Homens armados invadem tribunal para libertar líder de gang nas Honduras

Os homens entraram no local vestidos com uniformes militares e de polícia.

Homens armados invadem tribunal para libertar líder de gang nas Honduras
Notícias ao Minuto

14:25 - 14/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Honduras

Um grupo de homens fortemente armados invadiu o edifício de um tribunal nas Honduras, vestidos com uniformes militares e da polícia, na tarde de quinta-feira, para libertar o líder do MS-13, um dos gangs mais violentos da América Central.

Alexander Mendoza, conhecido como 'El Porky', tinha acabado de chegar, escoltado pelas forças de segurança, para ser ouvido pelo juiz, quando o ataque ocorreu.

Pelo menos quatro agentes da polícia foram mortos e três outros ficaram feridos, conta a BBC.

O presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, ofereceu uma recompensa de 2 milhões de lempiras (73 mil euros) por informações que levem à detenção e recaptura de Mendoza.

A polícia descreve o ataque de El Progresso, a cerca de 20 quilómetros da segunda maior cidade das Honduras, San Pedro Sula, como tendo sido levado a cabo por pelo menos 20 homens. Informaram ainda que um dos suspeitos morreu no ataque também.

Depois de conseguirem libertar 'El Porky' os homens subiram para vários veículos e abandonaram o local.

Alexander Mendoza, é considerado um dos líderes de gang mais importantes, foi capturado em 2015 e sentenciado a 20 anos de prisão em 2018, por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Encontrava-se à espera de julgamento por vários homicídios.

O MS-13, ou Mara Salvatrucha, foi criado em 1980 em Los Angeles, nos Estados Unidos, por imigrantes na sua maioria pobres e ilegais que tinham escapado da guerra civil em El Salvador.

Quando o conflito terminou, com um acordo de paz, em 1992, vários foram deportados para os países de origem, levando consigo a cultura de gang de volta para a América Central e espalhando o gang para El Salvador, Honduras e Guatemala.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório