Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Filho do Presidente da Guiné Equatorial vai recorrer de condenação

'Teodorín' Obiang, vice-presidente e filho do Presidente da Guiné Equatorial, vai recorrer da condenação pronunciada segunda-feira pelo Tribunal de Recurso de Paris no caso dos "ganhos ilícitos", anunciou hoje o seu advogado, Emmanuel Marsigny.

Filho do Presidente da Guiné Equatorial vai recorrer de condenação
Notícias ao Minuto

15:54 - 11/02/20 por Lusa

Mundo França

Teodoro Nguema Obiang Mangue, 50 anos, conhecido como 'Teodorín', foi considerado culpado de ter construído fraudulentamente um património considerável em França.

Os juízes estimam de um branqueamento de capitais na ordem dos 160 milhões de euros, segundo um comunicado do Tribunal de Recurso.

Pelos crimes de lavagem de bens da empresa, desvio de fundos públicos e quebra de confiança entre 1997 e 2011, o ex-ministro promovido a vice-Presidente foi condenado a uma pena de três anos de prisão suspensa, uma multa de 30 milhões de euros e o confisco de todos os seus bens apreendidos.

Trata-se de uma pena mais elevada do que a proferida em primeira instância, em 2017. Desta vez, a multa não foi suspensa.

No entanto, o arresto permanece suspenso nas audiências marcadas para a próxima semana no Tribunal Internacional de Justiça em Haia, em relação a um edifício na Avenida Foch, em Paris, estimado em 107 milhões de euros.

A defesa contesta as condenações por lavagem de bens da empresa e desvio de fundos públicos, argumentando que se baseiam "numa construção jurídica que aplica a lei francesa ao que aconteceu no estrangeiro".

O abuso dos bens da empresa "não existe" na Guiné Equatorial, insistiu Emmanuel Marsigny.

Quanto ao branqueamento de capitais públicos, "foram relatadas provas da conformidade" dos factos "com a lei guineense equatorial", disse o advogado, denunciando mais uma vez "uma interferência".

O Tribunal de Recurso decidiu que 'Teodorín' Obiang "estava ciente do caráter ilegal das suas atividades e aproveitou os recursos financeiros da Fazenda Pública do Estado de que era ministro e os ativos das empresas destinadas a melhorar a situação económica do mesmo Estado".

Ao contrário do primeiro julgamento, 'Teodorín' Obiang, que nunca compareceu às audiências, foi absolvido de lavagem de dinheiro por corrupção.

"O tribunal considerou que as acusações de corrupção não se aguentaram, como temos vindo a dizer há anos", disse Marsigny.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório