Chitas britânicas vão ser libertadas na natureza. "Estou emocionado"

Saba e Nairo ainda vão ter de apreender a caçar antes de serem libertados no seu habitat natural.

Chita pode ser extinta em pouco tempo

© iStock

Notícias ao Minuto
08/02/2020 09:07 ‧ 08/02/2020 por Notícias ao Minuto

Mundo

Animais

Duas chitas nascidas em cativeiro, em Kent, no Reino Unido, vão ser libertadas na África do Sul. De acordo com a SkyNews, é a primeira vez que a savana contará com chitas britânicas

Os irmãos Saba e Nairo nasceram em Port Lympne, em Hythe, há cerca de dois anos. Este fim de semana chegaram à África do Sul e começarão o processo de reintrodução ao seu habitat natural no 'Ashia's Cheetah Centre', em Western Cape. 

Antes de serem libertadas, as chitas terão de habituar-se ao novo clima e a apreender a caçar. Depois, a dupla será transportada para o 'Mount Camdeboo Private Game Reserve' - um parque protegido com cerca de 14 mil hectares - onde finalmente serão livres. 

Saba e Nairo foram criados em Inglaterra pela 'Aspinall Foundation', gerida pelo casal Damian e Victoria Aspinall, que cuidaram destes felinos com membros da família, sendo que as chitas comiam das suas mãos e viviam ao seu lado tranquilamente. 

"Estou emocionado mas, para mim, o momento em que os vir a correr livres na savana é tudo o que interessa", disse Damian em declarações à referida publicação. 

As chitas são uma espécie classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como vulnerável. Estima-se que, já a contar com Saba e e Nairo, existam 6,674 chitas a viverem no seu habitat natural. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas