Meteorologia

  • 03 ABRIL 2020
Tempo
MIN 8º MÁX 20º

Edição

Chitas britânicas vão ser libertadas na natureza. "Estou emocionado"

Saba e Nairo ainda vão ter de apreender a caçar antes de serem libertados no seu habitat natural.

Chitas britânicas vão ser libertadas na natureza. "Estou emocionado"

Duas chitas nascidas em cativeiro, em Kent, no Reino Unido, vão ser libertadas na África do Sul. De acordo com a SkyNews, é a primeira vez que a savana contará com chitas britânicas

Os irmãos Saba e Nairo nasceram em Port Lympne, em Hythe, há cerca de dois anos. Este fim de semana chegaram à África do Sul e começarão o processo de reintrodução ao seu habitat natural no 'Ashia's Cheetah Centre', em Western Cape. 

Antes de serem libertadas, as chitas terão de habituar-se ao novo clima e a apreender a caçar. Depois, a dupla será transportada para o 'Mount Camdeboo Private Game Reserve' - um parque protegido com cerca de 14 mil hectares - onde finalmente serão livres. 

Saba e Nairo foram criados em Inglaterra pela 'Aspinall Foundation', gerida pelo casal Damian e Victoria Aspinall, que cuidaram destes felinos com membros da família, sendo que as chitas comiam das suas mãos e viviam ao seu lado tranquilamente. 

"Estou emocionado mas, para mim, o momento em que os vir a correr livres na savana é tudo o que interessa", disse Damian em declarações à referida publicação. 

As chitas são uma espécie classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como vulnerável. Estima-se que, já a contar com Saba e e Nairo, existam 6,674 chitas a viverem no seu habitat natural. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório