Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Reino Unido e Itália querem fortalecer relação bilateral após o Brexit

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson e o seu homólogo italiano, Giuseppe Conte, salientaram hoje a necessidade de fortalecer a relação entre os dois países após a saída do Reino Unido da União Europeia.

Reino Unido e Itália querem fortalecer relação bilateral após o Brexit
Notícias ao Minuto

17:36 - 04/02/20 por Lusa

Mundo Brexit

Os dois chefes de Governo reuniram-se hoje em Londres e abordaram áreas de interesse comum, como "comércio, investimentos e segurança", indicou após o encontro um porta-voz de Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro britânico.

Boris Johnson transmitiu a Giuseppe Conte a sua intenção de proteger os direitos dos cidadãos comunitários que residem no Reino Unido, quando terminar o período de transição da saída britânica da União Europeia ('Brexit'), que se concretizou na sexta-feira.

O primeiro-ministro britânico "destacou o importante papel que os italianos tiveram no Reino Unido", referiu o porta-voz.

Londres enfrenta nos próximos 11 meses a segunda fase das negociações do 'Brexit' com os 27 membros comunitários, na qual a futura relação entre o Reino Unido e o bloco europeu será definida.

A reunião entre os dois líderes também serviu de preparação para a cimeira climática, a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia.

Johnson e Conte expressaram o seu desejo de colaborar para atenuar os efeitos da crise climática e o seu compromisso de "promover uma maior ambição global" no momento de tomar medidas ambientais.

Quanto ao cenário internacional, os dois líderes abordaram a situação no Irão e o conflito na Líbia, sobre os quais reiteraram a importância de promover uma solução política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório