"Olhar sempre para o lado positivo da vida", escreveu Charles Michel na conta no Twitter, referindo-se à música que encerra o mencionado filme de 1979 numa cena bem conhecida na qual um grupo de crucificação de presos do corredor da morte canta e eles assobiam essa mensagem otimista.
O presidente do Conselho Europeu acompanhou o tweet com uma fotografia dos penhascos brancos de Dover, no Reino Unido, e a música "Olhar sempre para o lado positivo da vida".
Na imagem dos penhascos, o ponto físico mais próximo entre o Reino Unido e a Europa continental, Michel acrescentou uma referência ao "novo relacionamento" entre Londres e Bruxelas.
Always look on the bright side! #SaturdayMood - a tribute to the late Terry Jones #MontyPython pic.twitter.com/wB6hsj2y9P
— Charles Michel (@eucopresident) February 1, 2020
Num tom mais institucional e menos emocional, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, divulgou como primeira mensagem neste sábado e no primeiro dia do Brexit uma coluna coassinada com Michel e com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, e publicada na sexta-feira em 24 jornais europeus.
Na mensagem dizem que se esforçarão para ter um bom relacionamento com os "amigos" do Reino Unido, mas sem os mesmos benefícios que os Estados-Membros da UE, demonstram confiança para superar com sucesso os desafios à frente da União Europeia e concluem com a mensagem de que é hora de trabalhar "desde que o sol nasce" pela primeira vez após o Brexit.