Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Avião da Air Canada sem uma roda aterrou com sucesso em Madrid

Aparelho da Boeing tinha perdido o uso de uma das rodas ao levantar voo do aeroporto de Barajas e teve que regressar.

Avião da Air Canada sem uma roda aterrou com sucesso em Madrid
Notícias ao Minuto

18:10 - 03/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

Depois de várias horas às voltar no ar para largar combustível, o avião da Air Canada aterrou com sucesso, sem o uso de uma das rodas, no aeroporto de Barajas, em Madrid, pouco depois das 19h00 (18h00 em Lisboa).

De acordo com o El País, as equipas de emergência aproximaram-se de imediato do aparelho aéreo da Boeing, mas não houve nenhum incidente. Numa manobra de emergência bem-sucedida, o avião pousou sem uma das 10 rodas do trem de aterragem e com o motor esquerdo desligado.

Os meios prestaram apoio aos 128 passageiros, que foram saindo do avião. No aeroporto estava preparada uma sala, onde aguardavam os familiares dos passageiros.

"Tremi todo durante a aterragem", disse um dos passageiros que se encontra no avião, diz a mesma publicação. Um outro passageiro, Carlos Castañeda, publicou uma imagem com a palavra "conseguimos".

Eis o momento da aterragem, filmado pelo El País e, em baixo, filmado a partir do interior, por um dos passageiros.

O Twitter 'Controladores aéreos' deu conta do sucesso da operação.

Recorde-se que se trata do voo AC837, que saiu de Barajas esta segunda-feira pouco depois das 14h30 (hora local, 13h30 em Lisboa). Ao descolar uma das rodas explodiu, obrigando a uma aterragem de emergência. O comandante, depois de sobrevoar Madrid a baixa altitude, optou por sobrevoar uma vasta área entre as províncias de Cuenca e Toledo, procurando gastar o combustível, conforme estabelece o protocolo para estas situações.

Um caça F-18 da Força aérea de Espanha aproximou-se do Boeing para inspecionar o estado exterior do aparelho e regressou entretanto à sua base, antes da aterragem, anunciaram fontes do Ministério da Defesa, citadas pela agência EFE.

O avião Boeing 767, com 128 pessoas a bordo, tinha como destino a Toronto, mas acabou por aterrar quatro horas depois, em Madrid, e com sucesso. Nenhum passageiro ficou ferido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório