Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Avião canadiano prepara aterragem de emergência em Madrid sem uma roda

Avião da AirCanada está a queimar combustível para aterrar em segurança, sendo escoltado por caças da Força Aérea espanhola. Depois de uma hora encerrado por causa de um incidente com drone, o Aeroporto Adolfo Suárez, em Barajas, Madrid, volta a estar em alerta.

Avião canadiano prepara aterragem de emergência em Madrid sem uma roda
Notícias ao Minuto

15:45 - 03/02/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

O aeroporto de Barajas, em Madrid, está a preparar-se para um aterragem de emergência de um avião de passageiros da Air Canada que está com problemas numa roda.

O avião canadiano continuará às voltas durante algum tempo no sul de Madrid para queimar combustível e assim preparar uma aterragem mais segura, uma vez que uma das rodas sofreu danos ao levantar voo.

A gestora do aeroporto madrileno, ENAIRE, indicou nas redes sociais que o piloto informou o controlo aéreo que planeia aterrar às 19h15 (hora local, 18h15 em Lisboa).

Está um gabinete de crise reunido no aeroporto e um grande aparato no local, mas por precaução. O Ministério da Defesa espanhol indicou, de acordo com o El País, que na altura da aterragem se decidirá entre o aeroporto de Barajas ou a Base Aérea de Torrejón de Ardoz, onde há menos tráfego aéreo.

As restantes operações do aeroporto Madrid-Barajas continuam a decorrer na normalidade.

Notícias ao MinutoImagem captada por um passageiro do voo AC837 e enviada ao El País, onde se pode ver um dos caças que escolta o aparelho aéreo.© Eduardo Íñigo/El País

Trata-se do voo AC837, num avião Boeing 767, com mais de 100 pessoas a bordo, com destino a Toronto, que descolou de Barajas esta segunda-feira pouco depois das 14h30 (hora local, 13h30 em Lisboa). A gestora do aeroporto indicou que foi preparada uma pista para que o avião possa aterrar.

Em baixo, pode ouvir a mensagem do comandante aos passageiros, onde os informa dos danos, apenas numa das rodas, e que terão que dar algumas voltas para queimar combustível antes de aterrar de novo em Barajas. Fontes próximas dos passageiros indicaram ao El País que o ambiente dentro do aparelho é de "tranquilidade".

Este é o segundo incidente no Aeroporto Adolfo Suárez esta segunda-feira, depois de um incidente com um drone ter encerrado o espaço aéreo por mais de uma hora.

Nas redes sociais, os utilizadores dão conta da presença do avião, cuja esforço para gastar combustível também é visível nos radares aéreos.

O avião está a ser seguido por seis caças da Força Aérea espanhola e no local estão já vários meios de socorro.

[Notícia atualizada às 17h22]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório