Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Netanyahu retira pedido de imunidade. Foi acusado de corrupção

As acusações dizem respeito a três casos distintos.

Netanyahu retira pedido de imunidade. Foi acusado de corrupção
Notícias ao Minuto

08:38 - 28/01/20 por Fábio Nunes

Mundo Benjamin Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu anunciou esta terça-feira que vai retirar o pedido de imunidade que fez ao Knesset, o parlamento israelita, face às acusações de corrupção que enfrenta em três casos distintos, de acordo com a Associated Press. 

Esta decisão de Netanyahu foi revelada numa publicação na sua conta do Facebook, horas antes do Knesset começar a debater a formação de um comité para analisar o pedido de imunidade do líder israelita. 

'Bibi', como é conhecido Netanyahu, afirmou na publicação que "decidiu não permitir que este jogo sujo continue". O primeiro-ministro considerou ainda que esta é a "continuação da perseguição pessoal" de que é alvo.

Antes de ser conhecida esta decisão de Netanyahu de retirar o seu pedido de imunidade, o seu partido, o Likud, planeava boicotar esta sessão do Knesset. 

O primeiro-ministro foi acusado de fraude, suborno e quebra de confiança em novembro do ano passado e negou ter agido de forma incorreta

Benjamin Netanyahu encontra-se em Washington, onde esta terça-feira Donald Trump pretende revelar o seu plano de paz para o Médio Oriente. Para além de 'Bibi', também o seu rival político Benny Gantz vai estar na Casa Branca para se encontrar com o presidente norte-americano. Nenhum representante da Palestina vai estar em Washington. Espera-se que o plano de paz concebido pelo conselheiro de Trump e seu genro, Jared Kushner, seja rejeitado pela Palestina. 

Netanyahu e Gantz vão voltar a disputar a liderança israelita nas eleições de 2 de março, o terceiro escrutínio para resolver o impasse político no país. 

[Notícia atualizada às 8h59]

Leia Também: Netanyahu vai pedir imunidade ao parlamento israelita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório