Polícia de Londres usará câmaras de reconhecimento facial em tempo real

A polícia de Londres anunciou hoje que vai passar a usar câmaras de reconhecimento facial ao vivo, uma tecnologia controversa por filmar os rostos das pessoas que passam nas áreas-alvo sem autorização nem conhecimento das mesmas.

Videovigilância alargada a mais quatro cidades de Cabo Verde

© Lusa

Lusa
24/01/2020 14:43 ‧ 24/01/2020 por Lusa

Mundo

Londres

Segundo o Serviço Metropolitano da Polícia, estas câmaras serão colocadas em áreas onde haja informações que sugiram poderem estar criminosos.

A vigilância em tempo real da multidão pela polícia na capital britânica está entre os usos mais agressivos de reconhecimento facial nas democracias modernas e levanta questões sobre o direito à privacidade.

Grupos de direitos humanos acusaram a polícia de Londres de ameaçar liberdades civis ao decidir usar esta tecnologia que representa um aumento da vigilância sobre pessoas anónimas.

A polícia de Londres explicou que o sistema de reconhecimento facial, que funciona com tecnologia da empresa japonesa NEC, procura rostos na multidão para ver se correspondem a alguma "lista de observação" de pessoas procuradas por crimes graves e violentos, incluindo crimes com armas e exploração sexual de crianças.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas