Meteorologia

  • 04 ABRIL 2020
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Edição

Homem faz história ao nadar sob camada de gelo da Antártida

O atleta decidiu tomar a iniciativa para alertar para as alterações climáticas.

Um atleta de resistência, com 50 anos, decidiu nadar sob a camada de gelo da Antártida para alertar para as alterações climáticas. Na segunda-feira, Lewis Pugh saltou para um rio formado debaixo de uma camada de gelo a derreter rapidamente e nadou nas águas, com temperatura negativa, durante oito minutos, com nada mais que uns calções de banho curtos, uma touca e óculos de mergulho, como forma de treino. Depois, esta sexta-feira, conseguiu cumprir o desafio e tornou-se a primeira pessoa a nadar num lago supraglaciar.

O nadador, de nacionalidade britânica e sul-africana, de Plymouth, no Reino Unido, falou sobre a beleza natural do Pólo Sul. "Este é um dos locais mais remotos do planeta. É vasto. É lindo. Mas para onde quer que se olhe estamos a ver gelo a derreter", disse citado pelo New York Post. "Demorei 33 anos a treinar para estes oito minutos", revelou.

Lewis não pôde de deixar de reparar nos tons tão diferentes do que se costuma ver na natureza. "Eram todos os tons de azul possíveis. Começou por ser turquesa mas depois nadei mais para um canto e era azul-real, depois índigo e depois azul-psicadélico e por fim violeta".

Os lagos supraglaciares - água líquida por cima de um glaciar, provocadas por gelo derretido - apesar de terem fim, podem atingir vários quilómetros de diâmetro e vários metros de profundidade.

Foi a primeira pessoa a conseguir nadar a longa distância em todos os oceanos do mundo. O atleta espera que os seus esforços ajudem a pressionar os líderes mundiais a proteger zonas marinhas vulneráveis.

 

Veja acima o vídeo dos seus treinos nas águas geladas da Antártida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório