Canal da Mancha. 24 migrantes intercetados pelas autoridades

Vinte e quatro migrantes foram intercetados hoje quando tentavam atravessar o Canal da Mancha para o Reino Unido, durante duas operações de resgate ao largo da costa francesa, informou o departamento marítimo da região.

Notícia

© Reuters

Lusa
22/01/2020 15:16 ‧ 22/01/2020 por Lusa

Mundo

Migrantes

Um primeiro barco foi avistado hoje de madrugada a cerca de 11 quilómetros da costa de Oye-Plage (norte), com 13 pessoas a bordo, após o motor do barco avariar, de acordo com um comunicado de imprensa do departamento marítimo da Canal da Mancha e Mar do Norte.

Os migrantes foram resgatados por um barco de patrulha da polícia marítima, foram levados de volta para o porto de Dunquerque, em França, e "ficaram a cargo da polícia de fronteiras".

Ao mesmo tempo, outros 11 migrantes foram localizados por volta das 05:00 (hora de Lisboa) ao largo de Cap Gris-Nez, também a bordo de um barco improvisado que estava "avariado".

Estes imigrantes foram resgatados por uma lancha da polícia marítima, levados de volta ao porto de Boulogne-sur-Mer (norte) e foram confiados à polícia de fronteiras de França.

De acordo com as autoridades, todos os migrantes passam bem.

Desde o final de 2018, as tentativas ilegais de atravessar o Canal da Mancha multiplicaram-se apesar do perigo associado à densidade do tráfego marítimo, correntes fortes e baixa temperatura da água.

Desde 01 de janeiro, pelo menos 77 migrantes que tentaram chegar ao Reino Unido usando barcos improvisados foram intercetados pelas autoridades francesas.

Em 2019, 2.758 migrantes que tentaram essa travessia foram resgatados pelas autoridades francesas e britânicas, quatro vezes mais do que em 2018, segundo o departamento marítimo francês.

Quatro migrantes foram encontrados mortos no mar ou em praias francesas.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas