O vídeo de um agente das autoridades francesas a esmurrar uma manifestante que já se encontrava imobilizado, no chão, captado no passado sábado, tornou-se num tema mediático, em França, o que levou um tribunal de Paris a abrir uma investigação à atuação da polícia.
As imagens foram partilhadas em direto no Facebook por uma testemunha e, de acordo com a BFMTV, o jovem que se vê nas imagens havia sido detido por atacar um polícia.
A publicação conta que o manifestante foi encostado à montra de uma loja por um agente e que, depois, um outro agente aproximou-se e deu-lhe dois murros na cabeça.
Já no chão e algemado, o homem continuou a ser esmurrado e começou a gritar, chamando a atenção de vários manifestantes. A idade do jovem não foi divulgada.
Recorde-se que no último sábado, dia 18 de janeiro, pelo menos 15 pessoas foram detidas pelas forças de segurança durante as habituais manifestações dos Coletes Amarelos, de acordo com o anunciado pela Prefeitura da Polícia na sua conta da rede social Twitter.
Essas detenções terão acontecido quando um grupo de homens encapuzados assumiu a liderança da manifestação, o que levou à suspeita por parte das autoridades de que alguns destes elementos poderiam estar a preparar ações violentas.
Os Coletes Amarelos, sublinhe-se, estão em protestos contínuos há mais de quinze meses todos os sábados. Nas últimas semanas, associaram-se a sindicatos que organizam greves e manifestações, desde 5 de dezembro, contra o projeto governamental de reforma do sistema de pensões.