Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Gigantes tempestades de pó transformam o dia em noite na Austrália

Australianos têm publicado vídeos das gigantes nuvens de pó e areia que taparam o sol no fim de semana em algumas zonas.

Notícias ao Minuto

10:00 - 20/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Austrália

As fortes chuvas que caíram no fim de semana proporcionaram algum alívio em algumas áreas devastadas pelos incêndios florestais na Austrália. Depois de meses de seca extrema, os fortes ventos trazidos pelas tempestades estão a varrer várias zonas de Nova Gales do Sul, transformando os dias em noite.

Os serviços meteorológicos locais emitiram, de acordo com o Guardian, vários alertas este domingo para o centro de Nova Gales do Sul por causa destas nuvens de pó e areia compactas, que viajam a grande velocidade.

Na galeria acima, pode ver um vídeo em time-lapse de uma dessas tempestades a chegar a Parkes.

Os vídeos publicados nas redes sociais mostram as tempestades de pó - tão espessas que bloqueiam a luz do sol - a descer sobre Dubbo ou Narromine, no mesmo estado, conforme pode ver abaixo.

Recorde-se que as fortes chuvas caíram na região de East Gippsland, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios no estado de Victoria, sendo que também atingiram a costa sul e as Snowy Mountains, que foram devastadas pelas chamas desde a véspera do Ano Novo. Em Canberra, a queda de granizo do tamanho de bolas de ténis causou danos a veículos e árvores.

A queda das chuvas aliviou o trabalho aos bombeiros que tentam apagar os incêndios que atingiram, desde setembro, mais de 80.000 quilómetros quadrados de território e mataram pelo menos 29 pessoas.

Entretanto, as condições meteorológicas de hoje são temporárias, já que na quarta e quinta-feira é esperado um aumento de temperatura. Na sexta-feira, deverá chover novamente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório