Cinco polícias e um civil morreram na noite de terça-feira, durante um ataque a uma esquadra na província de Ituri, no nordesde do país.
"Homens armados atacaram a esquadra no centro de Irumu, disparando balas em todas as direções", afirmou à agência France-Presse Guly Gotabo, um responsável da sociedade civil em Irumu, uma das divisões de Ituri.
"Os atacantes mataram cinco polícias e um civil, saquearam a esquadra e roubaram duas armas", afirmou um funcionário administrativo local, citado pela mesma agência noticiosa.
O ataque foi confirmado pelo porta-voz do exército na região.
Na vizinha Kivu-Norte, província a sul de Ituri, oito pessoas "foram mortas com facas", disse à agência francesa um líder local.
De acordo com um residente, Eugène Rwanze, os atacantes mataram primeiro um funcionário do Estado, assim como a sua mulher e cinco filhos, antes de executarem um vizinho.
"Nesta zona há FDLR [Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda, compostas por combatentes do grupo rebelde 'hutu'] que estão a espalhar o terror. As investigações vão determinar os autores destes atos", disse Rwanze.
O grupo rebelde das FDLR é um dos alvos do exército congolês, que em setembro anunciou a morte do seu líder.
A região leste da RDCongo tem sido um alvo comum de ataques e de conflitos violentos.