Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Ataques no leste da RDCongo matam pelo menos 14 pessoas

Pelo menos 14 pessoas morreram em dois ataques no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciaram hoje fontes locais citadas por agências noticiosas internacionais.

Ataques no leste da RDCongo matam pelo menos 14 pessoas
Notícias ao Minuto

23:18 - 15/01/20 por Lusa

Mundo RDCongo

Cinco polícias e um civil morreram na noite de terça-feira, durante um ataque a uma esquadra na província de Ituri, no nordesde do país.

"Homens armados atacaram a esquadra no centro de Irumu, disparando balas em todas as direções", afirmou à agência France-Presse Guly Gotabo, um responsável da sociedade civil em Irumu, uma das divisões de Ituri.

"Os atacantes mataram cinco polícias e um civil, saquearam a esquadra e roubaram duas armas", afirmou um funcionário administrativo local, citado pela mesma agência noticiosa.

O ataque foi confirmado pelo porta-voz do exército na região.

Na vizinha Kivu-Norte, província a sul de Ituri, oito pessoas "foram mortas com facas", disse à agência francesa um líder local.

De acordo com um residente, Eugène Rwanze, os atacantes mataram primeiro um funcionário do Estado, assim como a sua mulher e cinco filhos, antes de executarem um vizinho.

"Nesta zona há FDLR [Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda, compostas por combatentes do grupo rebelde 'hutu'] que estão a espalhar o terror. As investigações vão determinar os autores destes atos", disse Rwanze.

O grupo rebelde das FDLR é um dos alvos do exército congolês, que em setembro anunciou a morte do seu líder.

A região leste da RDCongo tem sido um alvo comum de ataques e de conflitos violentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório