Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

ONU lança apelo para angariar 430 milhões para refugiados no Sudão

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lançou hoje um apelo à comunidade internacional para angariar 477 milhões de dólares (428 milhões de euros) para apoiar os 900 mil refugiados do Sudão.

ONU lança apelo para angariar 430 milhões para refugiados no Sudão
Notícias ao Minuto

16:58 - 14/01/20 por Lusa

Mundo ACNUR

O apelo ocorre numa altura em que o país "vive uma histórica transição política" e precisa "de solidariedade internacional para alcançar a paz e estabilidade", disse o porta-voz do ACNUR, Babar Baloch, durante uma conferência de imprensa em Genebra.

A maioria dos refugiados (840 mil) são provenientes do vizinho Sudão do Sul, país que se separou do Sudão em 2011 e que desde 2013 vive mergulhado numa guerra civil, mas também há comunidades de outros países da região afetados por conflitos, como a República Centro-Africana.

Os refugiados e requerentes de asilo encontram-se na grande maioria em situação de pobreza extrema e muitos vivem nas zonas mais pobres do país, como a região do Darfur.

"A atual crise económica no Sudão (que desencadeou os protestos que derrubaram o ex-presidente Al Bashir) agravou a situação das comunidades de acolhimento, devido à escassez de recursos", destacou o porta-voz da agência da Organização das Nações Unidas.

Além dos refugiados, o Sudão tem cerca de 1,9 milhões de deslocados internos e, devido aos conflitos, mais de 600 mil sudaneses fugiram para os países vizinhos, incluindo 300 mil residentes do Darfur refugiados no Chade.

No ano passado, o ACNUR pediu à comunidade internacional 269 milhões de dólares (249 milhões de euros) para financiar projetos de ajuda aos refugiados no Sudão, mas conseguiu recolher apenas 32% dessa verba.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório