Diego, a tartaruga gigante que salvou a sua espécie, pode reformar-se

Fez parte de um programa de reprodução nas Galápagos e estima-se que a sua prole seja de 800 tartarugas. Aos 100 anos, chegou a altura de descansar.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
12/01/2020 16:07 ‧ 12/01/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Animais

Diego, conhecido como a 'tartaruga sexy', fez sexo suficiente para salvar a sua espécie durante cerca de 50 anos. Quando esta tartaruga gigante macho foi recrutada nos anos 60 para um programa de reprodução na ilha de Santa Cruza nas Galápagos, a sua espécie enfrentava a ameaça de extinção. Mas o seu recrutamento - e o seu apetite sexual - revelaram-se determinantes para salvar as tartarugas gigantes. 

As estimativas apontam para que Diego seja o pai de 800 crias que nasceram em Santa Cruz ao longo de cinco décadas. Agora, aos 100 anos, a AFP refere que chegou a altura de Diego se reformar e vai regressar à sua ilha nativa, Española, também nas Galápagos

"Ele contribuiu com um grande percentagem para a linhagem que estamos a devolver a Española. Há um sentimento de felicidade por ser possível devolver esta tartaruga ao seu habitat natural", frisou Jorge Carrion, diretor do serviço de parques nacionais das Galápagos

O programa de reprodução da ilha de Santa Cruz contou com um total de 14 tartarugas gigantes adultas que reproduziram cerca de mil tartarugas. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas