Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2021
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 16º

Edição

União Europeia vai reconstruir relações com Londres, diz comissário

O comissário europeu para o Mercado Único e Digital garantiu hoje que Bruxelas "reconstruirá" as relações com Londres, especialmente no setor comercial, após a vitória nas eleições legislativas de Boris Johnson, que prometeu finalizar o 'Brexit' em janeiro.

União Europeia vai reconstruir relações com Londres, diz comissário
Notícias ao Minuto

08:19 - 13/12/19 por Lusa

Mundo Europa

"Agora temos de reconstruir as relações com o Reino Unido, que é um parceiro importante", disse Thierry Breton à rádio RTL, a partir de Bruxelas, desejando "estabelecer" negociações comerciais "equilibradas" com Londres.

Breton espera que o Conselho Europeu, que se reúne em Bruxelas hoje, conceda ao francês Michel Barnier, que já negociou o acordo do 'Brexit', um novo mandato de negociação.

"Ele será nosso negociador", assegurou o comissário.

"As relações comerciais devem continuar" com o Reino Unido, declarou Breton.

"O Reino Unido é um parceiro muito importante da União Europeia (EU), mas somos de longe o maior parceiro comercial da Reino Unido", afirmou.

"É preciso que as normas sociais e ambientais que se aplicam a nível da UE sejam bem aplicados no contexto do comércio" com o Reino Unido, alertou ainda.

O primeiro-ministro conservador Boris Johnson saiu mais forte após o seu triunfo nas eleições legislativas de quinta-feira, o que lhe permitirá honrar a sua promessa de fazer o seu país sair da União Europeia a 31 de janeiro.

O Partido Conservador garantiu uma maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas britânicas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso.

Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 das 650 circunscrições eleitorais, mas, apuradas 613 circunscrições, o partido de Boris Johnson conquistou 337.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório