Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Vulcão na Nova Zelândia. Vários turistas feridos e outros desaparecidos

Vários turistas ficaram hoje feridos e outros "estão dados como desaparecidos", na sequência da erupção do vulcão White Island, na Nova Zelândia, anunciou a primeira-ministra neozelandesa.

Vulcão na Nova Zelândia. Vários turistas feridos e outros desaparecidos
Notícias ao Minuto

07:14 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Nova Zelândia

Cerca de cem turistas encontravam-se junto do vulcão, ou nas imediações, no momento da erupção do vulcão, a nordeste da cidade de Tauranga na Ilha do Norte, uma das duas principais ilhas da Nova Zelândia.

"É uma situação que está a evoluir e, é claro, todos os nossos pensamentos estão com as pessoas envolvidas", disse Jacinda Ardern em Wellington, logo após a erupção que ocorreu às 14h11 (1h11 em Wellington).

Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas, algumas das quais com gravidade, informaram os serviços de emergência, citados por órgãos de comunicação social neozelandeses. Várias pessoas foram dadas como desaparecidas, acrescentaram.

A agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismolágica no país, indicou ter ocorrido uma erupção vulcânica moderada e alertou para possíveis novas erupções ou sismos.

Os turistas efetuavam uma viagem pela ilha desabitada de Whakaari, onde se situa o vulcão White Island, quando a explosão abrupta ocorreu, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas.

As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório