Um grupo de voluntários de resgate animal revelou ter conseguido 119 ovelhas a bordo de um navio que naufragou na costa da Roménia há três dias e espera ser possível salvar ainda mais sobreviventes ao fazer buracos nas partes laterais da embarcação.
O Queen Hind virou pouco depois de ter deixado o porto de Midia no Mar Negro com 14.600 ovelhas a bordo. Os voluntários da associação Four Paws, conseguiram subir a bordo esta quarta-feira e mostraram as condições terríveis em que o navio se encontra.
Os animais salvos estão a receber tratamento numa quinta governamental. Os trabalhos de resgate foram feitos entre os voluntários da Four Paws e os serviços de emergência romenos.
Espera-se que haja mais sobreviventes nos compartimentos do navio a que ainda não conseguiram aceder, conta o Daily Mail. No entanto, milhares de ovelhas morreram.
Nas redes sociais, a associação partilhou uma imagem de três dos animais salvos. "Ainda há animais vivos a bordo. Cada vez que quase desistimos, a perna de uma ovelha subitamente mexe-se à nossa frente. Juntos temos conseguido retirar os animais para fora daquele cemitério e para a luz do dia", escrevem a acompanhar a imagem.
alive sheep are still on boardEvery time we have almost given up hope, the leg of a sheep suddenly twitches in front of us. Together we pull the frightened creatures out from the mass grave and into the daylight.#EndLiveTransport FOUR PAWS/ARCA pic.twitter.com/Y1KigsvrYn
— FOUR PAWS (@fourpawsint) November 27, 2019
A tripulação do navio - 20 sírios e um libanês - foi toda resgatada no momento do naufrágio, juntamente com 32 ovelhas. A embarcação encontrava-se a caminho da Arábia Saudita.
Pode ver o vídeo captado pelos voluntários no interior do navio. Alertamos que as imagens podem chocar os leitores mais sensíveis.