Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Saúde de Assange deteriorou-se tanto que "pode morrer" na prisão

Um grupo de mais de 60 médicos escreveu uma carta aberta a alertar para o debilitado estado de saúde do fundador do WikiLeaks.

Saúde de Assange deteriorou-se tanto que "pode morrer" na prisão
Notícias ao Minuto

09:12 - 25/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Julian Assange

A cumprir uma sentença de 50 semanas de prisão no Reino Unido, o estado de saúde de Julian Assange, 48 anos, deteriorou-se de tal forma que um grupo de mais de 60 médicos receia que o fundador do WikiLeaks corra risco de vida. O DW avança que estes médicos escreveram uma carta aberta dirigida à ministra do Interior britânica Priti Patel, que foi divulgada esta segunda-feira.

Os médicos enfatizam as suas “preocupações sobre o estado físico” de Assange para enfrentar o julgamento de extradição, que vai decorrer em fevereiro. "O sr. Assange precisa de uma avaliação médica urgente tanto do seu estado de saúde físico como psicológico", pode ler-se na missiva. 

"Caso essa avaliação e tratamento médico urgente não ocorram, temos preocupações reais, face às provas atualmente disponíveis, que o sr. Assange pode morrer na prisão. A situação médica é urgente. Não há tempo a perder", avisam os médicos. 

O pedido de extradição que será analisado pela justiça britânica foi pedido pelos Estados Unidos, onde Assange é procurado por ter violado o Espionage Act devido à publicação de documentos confidenciais através do WikiLeaks. Se for extraditado para os Estados Unidos, Assange pode enfrentar uma pena de prisão de 175 anos.  

[Notícia atualizada às 9h28]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório