Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Monte Branco: Alpinistas encontrados mortos a 2.700 metros de altitude

Dois alpinistas experientes desaparecidos desde terça-feira foram encontrados mortos na manhã de hoje num glaciar do Maciço do Monte Branco, a montanha mais alta dos Alpes, a 2.700 metros de altitude.

Monte Branco: Alpinistas encontrados mortos a 2.700 metros de altitude
Notícias ao Minuto

17:32 - 20/11/19 por Lusa

Mundo Alpes

Os corpos das vítimas foram descobertos pelas autoridades durante uma operação de reconhecimento aéreo que não pôde ser realizada na noite de terça-feira devido ao nevoeiro.

Segundo o pelotão da polícia de alta montanha (PGHM, na sigla em francês) de Chamonix, que lidera a investigação, os dois homens terão caído várias centenas de metros quando iniciaram a subida de Aiguille du Plan por uma rota pouco frequentada.

As vítimas eram um militar do Grupo Militar de Alta Montanha (GMHM, na sigla em francês) e um guia da Companhia de Guias de Chamonix, de 31 e 38 anos, respetivamente.

Os montanhistas haviam deixado o abrigo em Aiguille du Plan na terça-feira de manhã ao nascer do sol para começar a escalada.

Preocupado por não ter notícias dos dois alpinistas, foi o GMHM que contactou a polícia na noite de terça-feira por volta das 22h00 locais (21h00 em Lisboa).

Ao final do dia de hoje, as investigações ainda eram conduzidas pelo PGHM de Chamonix para tentar determinar as circunstâncias da tragédia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório