Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Tensão em aniversário de Coletes Amarelos. Já há mais de 40 detidos

Paris é a cidade que mais preocupa as autoridades francesas.

O movimento Coletes Amarelos celebra este sábado o seu primeiro aniversário e vai assinalar a data com várias manifestações por toda a França.

O ano passado, o anúncio do aumento de impostos sobre os combustíveis espoletou a primeira manifestação dos Coletes Amarelos. Após o primeiro protesto, que se realizou a dia 17 de novembro, seguiram-se dezenas, durante vários sábados consecutivos.

Tantos que, este sábado, é o ‘ato 53’, como o movimento lhe chama. Ou seja, é a 53.ª manifestação do grupo em França.

E o primeiro aniversário começou sob tensão. Pelas 10h (9h em Lisboa), milhares de pessoas impediram quem passeava por Paris de visitar os locais mais turísticos, o que levou a uma rápida intervenção das autoridades francesas. 

Pelo 12h (11h em Lisboa), a polícia francesa confirmou a detenção de pelo menos 41 pessoas desde o início da manhã. Já na Praça de Itália, no sudoeste de Paris, os manifestantes bloquearam as estradas e atearam fogo a vários objetos, ainda não identificados. Aqui a polícia usou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Até agora só em Paris é que se registaram ocorrências. Nas outras regiões, como Bordeaux, Lille, Lyon, Nantes, Toulouse e Marselha, onde também decorrem manifestações, os protestos parecem estar a decorrer pacificamente.

Veja na galeria acima as imagens dos protestos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório