Foi abandonado num hospital de Turim, em Itália, um bebé com quatro meses de idade afetado com uma doença de pele rara, que o impede de apanhar luz do sol.
O menino, que se chama Giovannino, tem ictiose arlequim, uma doença rara da pele que a deixa espessa e seca. O nome deriva da palavra ‘ichthys’, oriunda do Grego antigo e que significa peixe. A condição adquiriu este nome precisamente por causa do aspeto com que deixa a pele, com escamas.
O bebé foi deixado no hospital em agosto passado e tem sido, desde então, cuidado pelas enfermeiras, mas terá que sair da unidade hospital em algumas semanas.
Não é explicado porque é que os pais não podem ser contactados ou por que não voltaram para buscar o filho. "Não sei qual é a razão, o que é certo é que a criança foi abandonada", indicou uma das enfermeiras do hospital Sant'Anna ao La Stampa.
As enfermeiras cuidam do menino por turnos, enquanto é mantido numa unidade de cuidados intensivos. Para evitar mais lesões para a sua pele, Giovannino não pode apanhar luz do sol e tem que lhe ser aplicado creme hidratante várias vezes por dia.
As autoridades locais estão ao corrente do caso e estão a tentar chegar aos pais. Estão, ao mesmo tempo, a tentar encontrar uma casa temporária para o menino, algo que se adivinha difícil, dado que precisa de cuidados especiais.