Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Supremacista branco detido horas antes de falar em conferência na Noruega

O homem foi detido por ser considerado uma ameaça para os interesses nacionais.

Supremacista branco detido horas antes de falar em conferência na Noruega
Notícias ao Minuto

10:22 - 04/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Noruega

Um supremacista branco norte-americano foi detido apenas horas antes de estar previsto ir falar numa conferência de extrema-direita na Noruega. Greg Johnson foi detido sob a lei de imigração por ser considerado uma ameaça aos interesses nacionais, explicou a agência de segurança norueguesa (PST).

"Representa e comunica ideologia de extrema-direita", explicou Martin Bernsen, o porta-voz da PST, citado pela Sky News. "Há um perigo que pode resultar em violência, acrescentou.

As autoridades estão agora a tomar medidas para o deportar para os Estados Unidos no final desta semana. 

Estava previsto que Greg Johnson, que gere a organização alt-right Counter-Currents Publishing, fosse um dos oradores do Scandza Forum, uma rede de extrema-direita conhecida pelas suas visões racistas e antissemitas.

Segundo o grupo anti-racista HOPE not hate, Greg já apelou a estados só para brancos e chegou a dizer que a "bondade extrema" tinha sido "o maior defeito de Hitler".

Cerca de 50 pessoas protestaram contra a conferência do Scandza Forum na capital norueguesa, no passado sábado. "Não queremos racismo nas nossas ruas", eram as palavras de ordem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório