Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Irão: 40.º aniversário da invasão da embaixada dos EUA com protestos

O Irão assinala hoje o quadragésimo aniversário da invasão da embaixada dos Estados Unidos em Teerão com protestos antiamericanos em muitas cidades do país. Irão assinala 40.º aniversário da invasão da embaixada dos EUA com manifestações

Irão: 40.º aniversário da invasão da embaixada dos EUA com protestos
Notícias ao Minuto

08:50 - 04/11/19 por Lusa

Mundo Irão

Em Teerão, dezenas de milhares de pessoas reuniram-se no início da manhã em frente à antiga representação diplomática dos Estados Unidos no centro da capital.

A televisão estatal transmitiu imagens ao vivo de protestos semelhantes em muitas cidades iranianas, incluindo Machhad (norte) e Isfahan (centro), segunda e terceira maiores cidades do país, respetivamente, mas também em Ilam, Bouchehr, Ahvaz e Shiraz, no sul, Zahedan (sudeste) ou Qazvin e Tabriz (norte).

"Morte à América, Morte a Israel, Vitória para Islão"

Em Teerão, homens, mulheres e crianças mostravam cartazes em inglês e persa, que diziam: "Morte à América, Morte a Israel, Vitória para Islão".

No dia 4 de novembro de 1979, um grupo de estudantes revolucionários iranianos invadiu a embaixada norte-americana no Irão. A ação, protagonizada por algumas centenas de revolucionários, serviu para exigir aos Estados Unidos a extradição do líder deposto, Mohammad Reza Pahlavi, que estava no país em tratamento médico, autorizado pelo então presidente norte-americano Jimmy Carter.

O assalto à embaixada, com 52 norte-americanos feitos reféns, durou 444 dias, abriu caminho para uma mudança política no Irão e a um arrefecimento das relações entre os dois países que dura até hoje.

Clima de tensões crescentes entre Teerão e Washington

O quadragésimo aniversário da embaixada ocorre em um clima de tensões crescentes entre Teerão e Washington, tendo como pano de fundo a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear internacional alcançado com o Irão em 2015 e a continuação de uma política dos EUA de "pressão máxima" contra o Irão.

Os comícios este ano ocorrem ainda numa altura em que os aliados regionais do Irão no Iraque e no Líbano enfrentam protestos generalizados.

O consulado iraniano em Karbala, Iraque, uma cidade sagrada para os xiitas, foi atacado por uma multidão durante a noite. O vídeo da Associated Press mostra que um incêndio queimou o portão do consulado, enquanto os manifestantes atiravam bombas de gasolina e subiam os muros, alguns agitando bandeiras do Iraque.

Leia Também: EUA/China: Trump anunciará local de assinatura de acordo comercial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório