Meteorologia

  • 14 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Edição

Juncker emocionado declara "orgulho por ter podido servir a Europa"

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, emocionou-se hoje no final da última cimeira do seu mandato ao dizer que ficará orgulhoso "até ao fim da vida"de ter servido a Europa, tendo ainda elogiado a relação com Portugal.

Juncker emocionado declara "orgulho por ter podido servir a Europa"

"Ficarei orgulhoso até ao fim da minha vida de ter podido servir a Europa, obrigado", disse com a voz embargada e visivelmente emocionado, Juncker na conferência de imprensa do último Conselho Europeu que participou enquanto líder do executivo comunitário.

À saída da sala, questionado pelos jornalistas sobre a sua relação com Portugal, Juncker sublinhou ter desenvolvido "uma das melhores cooperações que tive na vida".

Jean-Claude Juncker assumiu um mandato de quatro anos como presidente da Comissão Europeia em novembro de 2014, mas foi líder do Eurogrupo -- fórum informal que reúne os ministros das Finanças da zona euro -- entre 2005 e 2013.

Foi primeiro-ministro do Luxemburgo de 1995 a 2013.

Apesar de o seu mandato terminar oficialmente no próximo dia 31 de outubro, a 'Comissão Juncker' deverá continuar em funções mais um mês, por dificuldades de Ursula von der Leyen em formar a sua equipa, depois de o Parlamento Europeu ter rejeitado três comissários indigitados: da França, da Hungria e da Roménia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório